Aprenda a verificar a origem de um carro com placa Mercosul em poucos passos


Depois da padronização das placas Mercosul, não é possível identificar a origem de um veículo apenas olhando. Mas nós te damos a solução; Confira!


As placas de carro
Mercosul são um novo modelo de placa de identificação de veículos que foi implementado em alguns países da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, como parte de um acordo para padronizar as placas dos veículos desses países.

As novas placas possuem um padrão bem diferente do padrão anterior e não é possível identificar o local de origem do veículo. Essa mudança preocupa algumas pessoas que não conseguem identificar de onde possa ter vindo o automóvel, como no momento da compra de um usado, por exemplo.

Apesar de não ser mais visível facilmente, ainda é possível averiguar o local no qual o carro teve sua origem de comercialização. Veja a abaixo o passo a passo e saiba como identificar as informações das placas padrão Mercosul.


Entenda o que são as Placas padrão Mercosul

As placas Mercosul são compostas por sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números de forma aleatória. Além disso, as placas contam com um QR Code que permite que as informações do veículo sejam acessadas de forma mais rápida e segura pelos órgãos de fiscalização de trânsito.

As placas Mercosul foram implantadas para facilitar a integração dos países da região, tornando mais fácil a identificação de veículos em casos de crimes entre fronteiras de alguns países da América do Sul, como roubos e tráfico de drogas.

Além disso, o novo modelo de placa também oferece maior segurança e tecnologia, com recursos como gravação em baixo relevo, que dificulta a clonagem das placas.
Saiba como identificar a origem de um veículo com placa padronizada

A identificação de informações sobre um veículo com placa Mercosul pode ser feita por meio do aplicativo gratuito chamado Sinesp Cidadão.

O aplicativo é vinculado entre PIV (Posto de Inspeção Veicular) e o Sistema de Informação de Segurança Pública. O aplicativo do Sinesp permite o acesso a informações completas sobre veículos. Veja o passo a passo:
  • Baixe o aplicativo Sinesp;
  • Faça o login com o cadastro gov.br;
  • Faça a busca usando as informações da placa do veículo.
A busca no aplicativo vai disponibilizar a informação da origem do veículo. Além disso, também é possível verificar o histórico como em alertas de roubo, apreensão e furto.


Fonte: Capitalist/R7


Postagem Anterior Próxima Postagem