Atirador de chacina em MT era CAC desde 2022 e terá registro cancelado pelo Exército

Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, se entregou à polícia na manhã desta quinta (23), em Sinop. — Foto: Reprodução/Rede social

Edgar Ricardo de Oliveira, de 30 anos, autor da chacina que matou sete pessoas junto com um comparsa em um bar em Sinop, a 503 km de Cuiabá, era registrado como Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador (CAC), desde março de 2022, de acordo com o Exército. Ele é uma das 22.011 pessoas que conseguiram certificados CAC no último ano em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo o órgão, o registro de Edgar encontra-se suspenso após a chacina, com Processo Administrativo instaurado para cancelamento, conforme a legislação vigente.

Entre 2019 e 2022, período do governo de Jair Bolsonaro (PL), mais de 56 mil armas foram registradas por colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CAC) em MT e em MS, de acordo com dados do Exército.

No último ano, houve uma disparada, com 33.079 novas armas cadastradas, o que representa uma média de 90,6 armas por dia e aumento de 1.010,4%, comparando com dados de 2019.


Chacina

Edgar foi preso nessa quinta-feira (23), após se entregar à Polícia Civil. O cúmplice dele, Ezequias Souza Ribeiro, de 27 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar, na quarta-feira (22).

A equipe do advogado Marcos Vinícius Borges, que representa Edgar, informou que o acusado não teve a intenção de matar a adolescente, que se mostra arrependido e irá arcar com as consequências jurídicas do processo.

A Justiça manteve a prisão temporária de Edgar e ele foi transferido para a Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, nesta sexta-feira (24). A prisão temporária é válida por 30 dias e, após esse período, a magistrada fará uma nova análise do caso, com base nos pedidos das autoridades.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem