Criança de 2 anos morre em desabamento no Rio; cidade está em estágio de alerta por chuvas

Homem de 27 anos morreu em Saquarema, na Região dos Lagos, atingido por um raio; sirenes são acionadas em 113 comunidades do município do Rio

Água encobre carro na Rua Uranos, em Ramos, Zona Norte do Rio -  Reprodução

Uma criança de 2 anos morreu vítima de um desabamento de uma casa causado pelas chuvas que atingiram o Rio na noite desta terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança foi resgatada já sem vida no Morro do Cruz, na Tijuca, Zona Norte. Mais cedo, um homem de 27 anos morreu em Saquarema, na Região dos Lagos, atingido por um raio.

Em Saquarema, na Região dos Lagos, os bombeiros foram acionados pouco depois das 14h desta terça-feira para socorrer um homem atingido por um raio, na Alameda Praia de Jaconé, no bairro Vilatur. Ao chegar no local, a equipe da corporação já encontrou Haroldo A. Júnior, de 27 anos, sem vida.

Estágio de alerta

O município entrou em estágio de alerta às 20h desta terça-feira, devido à forte chuva que atinge diversos pontos da cidade. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, houve registros de alagamentos em bairros das zonas Oeste, Sul e Norte. No início desta noite, foram acionadas 113 sirenes em comunidades localizadas em áreas de risco para deslizamentos e escorregamentos. A chuva intensa também gerou problemas e afetou a circulação dos trens da SuperVia: segundo a concessionária, os ramais Japeri e Santa Cruz aguardam ordem de circulação.

O estágio de alerta é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade, ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões. A cidade estava em estágio de atenção desde às 17h40 desta terça, devido às condições do tempo. Os registros de chuva marcaram acima de 25mm/15min nas estações Jardim Botânico (30,4 mm), Vidigal (26,8 mm) e Tijuca/Muda (25,8 mm). Por volta das 22h30, a cidade registrava 97km de engarrafamento. A média para o horário é de 5km em todo o município.

Nas redes sociais, circulam imagens dos alagamentos em diferentes bairros. Na Zona Norte, diversas ruas ficaram debaixo d'água com o volume de água.

Em Bonsucesso, a Rua Uranos ficou submersa após o temporal. Imagens de um vídeo publicado nas redes sociais mostram ondas batendo contra as paredes do comércio na via. Um carro de polícia é flagrado coberto até a altura da janela.

Em Manguinhos, um vídeo que flagrou o alagamento na Avenida dos Democráticos mostra a superfície da água cercada de lixo, cobrindo os carros que boiavam na via.

Em andamento, há registros de bolsões d'água, segundo o COR, nos bairros da Abolição, Bonsucesso, Benfica, Costa Barros, Jacarezinho, São Cristóvão, Olaria, Del Castilho, Ramos, Maracanã, Vila Isabel, Penha, Ilha do Governador, Vigário Geral, Méier e Grajaú. Na Tijuca, há inundações na Rua do Matoso próximo à Praça da Bandeira, na Rua Satamini, na Avenida Heitor Brandão, e da Rua São Francisco Xavier até a Praça Saens Peña.

Em Rocha Miranda, um vídeo mostra policiais atravessando, de moto, a Avenida dos Italianos, esquina com a Rua Taquarichim, com água até a altura do joelho.

A tempestade provocou a queda de uma parte do teto do Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio. Segundo a administração do estabelecimento, "houve o rompimento do gesso próximo ao Acesso C, que se encontra isolado. Não há registro de feridos. Além disso, o time de operações está no local tomando todas as medidas necessárias para que o espaço volte ao fluxo normal. O empreendimento reforça que opera normalmente, com pequenos pontos de isolamento nos corredores."

Segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva mais intensos seguem atuando nas regiões no entorno do maciço da Tijuca, ocasionando chuva muito forte nestas regiões na última hora. A tendência é de permanência deste cenário na próxima hora.

Nas redes sociais, alunos da Universidade do Estado do Rio também postaram sobre a presença de vazamentos de água. Partes da universidade apareceram tomadas pela chuva.

Na Zona Sul do Rio, há bolsões d'água em andamento na Rua do Catete, na altura da Rua das Laranjeiras e da Rua Silveira Martins, e na Rua Paissandu, no Flamengo. Na Zona Oeste, bairros de Jacarepaguá, como Anil e Colônia também registraram impactos pelo temporal. No Recreio dos Bandeirantes, a chuva forte também assustou moradores.

Uma das principais autoestradas do Rio, a Grajaú/Jacarepaguá, foi interditada por volta das 20h. Conforme o COR, a via foi interditada em ambos os sentidos e ainda não previsão de ser reaberta.

Nas redes sociais, o carnavalesco Antônio Gonzaga, da Arranco de Engenho de Dentro, denunciou o estado dos barracões das escolas de acesso. "Não cobrem tanto dos artistas e das escolas sem entender as condições existentes para elas", escreveu o artista.

Em resposta a publicação do prefeito, internautas comentavam sobre a situação da cidade com as chuvas.

"Alguma coisa precisa ser feita em relação à Central do Brasil e o Terminal Américo Fontenele. Havia goteiras na Central e a água escorria pelas pilastras do Américo Fontenele." escreveu um internauta.

Um segundo internauta usou as redes para criticar a prefeitura pelas cheias na cidade.

"Fica difícil defender quando a prefeitura só resolve levar a sério a chuva que cai desde o meio da tarde no subúrbio quando ela para a Zona Sul. Não tem ninguém na rua, seja guarda, agente de trânsito ou equipe de limpeza para amenizar o caos." afirmou.

Orientação para evitar deslocamento

O prefeito Eduardo Paes pediu para que os cariocas evitem a sair de casa e adiantou que o "dia será difícil" nesta quarta-feira:

— Que as pessoas, por favor, evitem se deslocar nesse momento, a tendência agora é de diminuir na madrugada, amanhã a gente pode ter um dia complicado de novo. Então, evitem se deslocar agora, fiquem em local seguro para que até para que os órgãos públicos possam trabalhar. A gente tá aqui no centro de operações acompanhando tudo — disse Paes.

As 22h25, o prefeito fez uma nova postagem. No texto ele afirmou que uma diminuição no nível de chuva foi detectada, mas que a quarta-feira será um dia de muito trabalho.

"Temos uma redução do nível de chuva na cidade, mas ainda com vários pontos de alagamentos. As equipes da prefeitura vão passar a noite trabalhando para devolver a cidade a normalidade. De qualquer forma - mesmo que não chova forte novamente- teremos um dia de muito trabalho amanhã. Solicitamos a todos aqueles que não tenham necessidade de se deslocar que evitem fazê-lo. Todos os serviços podem e devem funcionar. Havendo algum evento extraordinário, informaremos pelos canais do Centro de Operações." afirmou.

Outras regiões

Às 18h39 o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) indicava nível máximo a capital e a região Metropolitana, a Baixada Fluminense e as regiões Sul, Serrana II e Baixada Litorânea. O impacto também foi sentido na Região Metropolitana do Rio, por moradores de Niterói e São Gonçalo, onde, nas últimas quatro horas, quase 100 mm de chuva foram registrados.

Em Petrópolis, na Região Serrana, a Defesa Civil acionou as sirenes às 17h16 para avisar sobre o risco de inundação da Rua Coronel Veiga, e pediu para que a população fique atenta às próximas atualizações.

No Twitter, o governador do Rio, Cláudio Castro, informou que o estado está em alerta por conta das chuvas fortes em várias regiões. "Acabo de falar também com prefeitos de diversas cidades, entre elas do Rio, de Silva Jardim e de São Gonçalo, e reiterei nosso apoio e suporte às prefeituras", escreveu Castro. "Peço às pessoas que evitem sair de casa. E para aquelas que estão nas ruas que fiquem em lugares seguros. O momento é de atenção e cautela".

Impacto nos transportes

Além da circulação de dois ramais dos trens da SuperVia, às 17h40, todas as linhas do VLT foram paralisadas. Segundo a operadora do modal, trechos com alagamento nos trilhos impedem a circulação dos trens. A chuva também afetou a operação no corredor Transcarioca. A MOBI-Rio informou que, devido aos bolsões de água, a linha 42 (Madureira-Galeão) está indo apenas até a Penha, e que os intervalos desta linha, da 46 (Alvorada-Penha) e do serviço eventual 06 (Alvorada-Penha) estão irregulares.

Fonte: O Globo

Postagem Anterior Próxima Postagem