Curso gratuito ensina mulheres da Grande Vitória a fazer absorventes recicláveis


Inscrições para a turma do mês de março estão abertas e as aulas começam na próxima terça-feira (28). A expectativa é capacitar 60 mulheres até agosto de 2023.

Mulheres aprendem a fazer absorvente reutilizável gratuitamente em curso ministrado por cineclube do ES — Foto: Reprodução/Instragam

Aulas sobre psicologia, empreendedorismo, ginecologia, pedagogia e também de corte e costura para ensinar a fazer absorventes recicláveis. Esta é a proposta do projeto Segue o Fluxo - Ciclos, que oferece cursos gratuitos sobre educação e dignidade menstrual para mulheres em vulnerabilidade social da Grande Vitória. O projeto está com inscrições abertas, saiba como participar abaixo.

Com as inscrições abertas para uma nova turma no mês de março, o projeto é uma iniciativa do Coletivo Cine Por Elas. Um cineclube que tem a temática feminina e feminista e debate sobre assuntos relacionados ao cotidiano das mulheres.

De acordo com a gestora cultural do Cine Por Elas e produtora executiva do Segue o Fluxo, Fabíola Mosine, o projeto foi idealizado ainda na pandemia, em 2021.

“Quando começamos a debater o tema sobre dignidade menstrual, encontramos vários artigos que falavam sobre a pobreza e não sobre a segurança. Ao nos aprofundar mais um pouco no tema, vimos outro problema, que é o descarte desses absorventes. Decidimos que queríamos agir, mas de maneira inteligente”, disse Fabíola Mosine.

Cineclube ensina sobre dignidade menstrual — Foto: Reprodução/Instagram

Com a decisão tomada, ainda no mesmo ano, Fabíola disse que o cineclube passou a exibir curtas e longas metragens sobre educação menstrual.

Em dezembro de 2021, o primeiro curso foi ministrado para cerca de 30 mulheres da Região 5 de Vila Velha, na Grande Vitória, que contempla bairros como Terra Vermelha e Barramares.

“Nesse primeiro momento, atendemos mulheres adolescentes e adultas, e já eram ministradas aulas sobre educação menstrual. No final do curso, todas ganhavam um kit com cinco absorventes recicláveis”, disse.

No entanto, segundo a gestora cultural do Cine Por Elas, o cineclube queria ir mais longe.

“Percebemos que não tinha ninguém que soubesse fazer os absorventes, que não fosse a nossa parceira Geovana Basoni, que tem uma empresa no ramo. Convidamos e Geovana aceitou ministrar aulas e multiplicar esse conhecimento. Com isso, nos inscrevemos em um edital da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e conseguimos a contemplação para comprar máquinas, tecidos e capacitar mulheres em vulnerabilidade social”, disse.

Previsão de 60 mulheres formadas em 2023

Aluna da primeira turma do projeto Segue o Fluxo, realizado pelo Coletivo Cine Por Maria — Foto: Reprodução/Instagram

Com a contemplação do edital, o Cine Por Elas vai ministrar aulas para seis turmas ao longo de 2023 com 10 mulheres cada.

Cada turma tem a duração de quatro semanas e, de acordo com Fabíola, a expectativa é formar as 60 mulheres até agosto deste ano.

“Ao final do curso, as alunas saem com cinco absorventes que elas produziram. Sobretudo, durante as aulas, elas aprendem que menstruar é um ato político. Por quê tem papel higiênico e não tem absorventes em banheiros femininos? Como deve ser descartado? Ensinamos também os tipos de absorventes existentes para que elas tenham autonomia para escolher o que usar”, disse Fabíola.

A gestora cultural também disse que é importante uma iniciativa que aborda sobre educação social.

“Com profissionais da saúde, da educação e da área de empreendedorismo, conseguimos passar um conhecimento técnico para as alunas. Geralmente, elas sabem sobre menstruação apenas aquilo que foi passado de mãe pra filha. Uma das alunas, tem quatro filhas e seis netas e disse que chegou em casa explicando o que aprendeu para todas. Outras aluna, com as aulas de empreendedorismo, teve coragem de colocar na porta da sua casa uma placa dizendo ‘costura-se’. Parece pouca coisa, mas isso é multiplicar conhecimento”, disse.

Como se inscrever

Projeto Segue o Fluxo, realizado no ES, pretende ensinar 60 mulheres a fazer absorventes recicláveis e sobre dignidade menstrual em 2023 — Foto: Reprodução/Instagram

O segundo ciclo de aprendizagem está com as inscrições abertas e as aulas começam a ser ministradas no dia 28 de fevereiro.

Ao todo, são 10 vagas disponíveis e a seleção é feita por ordem de inscrição. Podem participar pessoas em vulnerabilidade social que menstruam.

As inscrições devem ser feitas através de formulário clicando aqui no site ou pelo WhatsApp (27) 99222- 4362.

A lista de selecionadas para participarem do curso será divulgada nas redes sociais do projeto e no site do Cine por Elas assim que as vagas forem preenchidas.

As aulas são ministradas durante quatro semanas, todas às terças e quinta-feiras, das 14h às 16h, na sede do Cine Por Elas, localizada na Rua Anhanguera, nº 16, Cristóvão Colombo Vila Velha.

Fonte: g1 es


Postagem Anterior Próxima Postagem