Feminicídio na UFPI: mestrando estuprou estudante após matá-la e fez fotos de vítima sangrando

Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI. — Foto: Reprodução Rede Social

O mestrando Thiago Mayson, 28 anos, praticou violência sexual contra a estudante Janaína Bezerra, 22 anos, quando a jovem já estava morta. Esta é a conclusão do inquérito policial da Polícia Civil do Piauí, divulgada nesta segunda (6). Ele chegou a fazer fotos da vítima durante a violência, enquanto ela sangrava, segundo a delegada Nathália Figueiredo.

Janaína Bezerra foi assassinada em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante uma calourada ocorrida entre a noite 27 e 28 de janeiro. Investigação policial e laudo cadavérico apontaram que a jovem foi estuprada e teve o pescoço quebrado. Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, está preso suspeito do crime.

A delegada destacou que o crime foi cometido de forma bastante cruel, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Ela contou que o inquérito foi encerrado com indiciamento de Thiago Mayson pelo crime de homicídio duplamente qualificado. O indiciamento também inclui os crimes de estupro, vilipêndio de cadáver (violência após a morte) e fraude processual, já que o suspeito tentou ocultar provas do crime.

As qualificadoras para o crime de homicício são formas de somar outros crimes na acusação para aumentar a pena. No caso de Thiago Mayson, a polícia considera que ele cometeu o crime por meio cruel, já que a morte ocorreu por asfixia após a vítima ter o pescoço quebrado. O caso também é classificado como feminicídio.

A polícia informou que ele fez imagens da vítima ainda viva, mas em situação de muita vulnerabilidade.

"A partir da análise das imagens que ele teria registrado, muito possivelmente por volta das 5h a vítima já estava em óbito. No video registrado entre a 1ª e a 2ª violência sexual, ela ainda estava com vida, mas visivelmente em situação de vulnerabilidade, já suja de sangue. A gente já sabe que houve uma violência sexual e ele, não satisfeito, cometeu outra", contou a delegada.

A delegada descreveu a forma como ele registrou fotos e vídeos da vítima. Em uma das imagens, ele mostra a mão com sangue da vítima. Para Nathália, o ato constitui uma espécie de "troféu" para o indiciado.
Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta após ser estuprada e ter o pescoço quebrado em Teresina — Foto: Reprodução

Delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso — Foto: Caroline Oliveira/g1 PI

O prazo para a conclusão da investigação encerrava nesta segunda (6), mas o inquérito foi concluído no domingo (5), para evitar que passasse o prazo de 10 dias e o suspeito, que está preso preventivamente, pudesse ser colocado em liberdade.

O advogado que representa a família de Janaína, Francisco Silva, acredita que Thiago Mayson será condenado com pena máxima pelo Poder Judiciário.

"São crimes que têm penas bastante altas, adequadas a cada um deles. Não posso vislumbrar a quantidade de pena, mas de forma geral, teremos aí uma condenação, certamente, acima dos 40 anos", disse o advogado Francisco Silva.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem