RECORDE: ES registra fim de semana mais quente de 2023 com sensação térmica de 59º. Veja ranking de cidades


O Espírito Santo teve um fim de semana de muito sol e calor em quase todo o estado. Combinação suficiente para recorde de temperaturas: até agora último sábado (4) e domingo (5) registraram as mais altas temperaturas de 2023.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Cachoeiro de Itapemirim foi a cidade mais quente do estado, e registrou 40,1 graus no domingo, às 15h. A sensação térmica chegou aos 59º.

O levantamento do Incaper mostra que as maiores temperaturas foram sentidas no sul e no noroeste do estado.

Iúna, também no sul do estado, foi a segunda cidade mais quente, registrando 38,1 graus no domingo, com sensação térmica de 43.

Na Grande Vitória, o calor também não foi diferente. Vitória teve temperatura máxima de 36,7 graus no domingo, com sensação térmica de 46 graus. Em Vila Velha, a máxima foi de 35, com sensação térmica de 45.

De acordo com o Segundo o meteorologista do Incaper, Ivaniel Foro Maio, o registro de temperatura em Cachoeiro de Itapemirim foi feito na estação que fica na zona rural da cidade e que é possível que no Centro a sensação térmica e a temperatura máxima tenham sido ainda maiores.

O meteorologista explica que vários fatores contribuem para essas altas temperaturas na cidade.

"Cachoeiro fica cercado por montanhas, já fica na baixada do rio Itapemirim, então nos dias mais quentes acaba fazendo bolsões de calor. Existe um fluxo de ventos que não consegue passar por causa das montanhas. A umidade do rio acaba contribuindo para aumentar a sensação de calor e a umidade ficar aprisionada, elevando as temperaturas", disse o meteorologista.

O meteorologista explica que ainda não dá pra saber se foi quebrado algum recorde em relação aos outros anos, que um resgate maior precisa ser feito, mas que por enquanto, esse foi o fim de semana mais quente de 2023.

"Como tivemos um janeiro muito chuvoso, esse calor já era esperado. Esse período de estiagem que geralmente acontece no meio fevereiro vem trazer a possiblidade de temperaturas mais elevadas. Podemos ter mais finais de semana assim", contou o meteorologista.

Ivaniel disse que a explicação para esse calor todo é que frente frias não estão conseguindo avançar para o estado por causa da alta pressão.

"A quebra do ciclo de chuvas é provocada pelo sistema de alta pressão, ele bloqueia o avanço de frente fria. E aí como consequência temos céu azul com poucas nuvens e a radiação solar entra com mais força, sem nuvem não tem nada para refletir", afirmou.

A previsão é de que a alta pressão permaneça no estado até o dia 11, durante o Carnaval de Vitória. Temperaturas bem altas, acima dos 30 graus devem ser registradas.

Sensação térmica

O índice de calor, ou mais conhecido como sensação térmica, é a temperatura aparente, que o termômetro não registra, mas que a pessoa pode sentir.

O índice é feito a partir de uma combinação entre a temperatura máxima do ar e a umidade relativa. Ele leva em conta a umidade relativa no local, naquela mesma hora em que é registrada a temperatura máxima. E quanto maior a umidade relativa, mais alto isso pode ser.

Confira as temperaturas registradas neste domingo (5)
  • Cachoeiro De Itapemirim: 40.1 graus e 59 de sensação térmica
  • Vitória: 36.7 graus e 46 de sensação térmica
  • Vila Velha: 35 graus e 45 de sensação térmica
  • Alegre: 38.1 graus e 43 de sensação térmica
  • Presidente Kennedy: 37.2 graus e 44 de sensação térmica
  • Iúna: 32.8 graus e 51 de sensação térmica
  • Venda Nova do Imigrante: 34 graus e 48 de sensação térmica
  • Domingos Martins: 31.7 graus e 36 de sensação térmica
  • Alfredo Chaves: 37.3 graus e 43 de sensação térmica
  • Marilândia: 37 graus e 46 de sensação térmica
  • Linhares: 35.5 graus e 41 de sensação térmica
  • São Mateus: 34.4 graus e 46 de sensação térmica
  • Ecoporanga: 35.3 graus e 41 de sensação térmica
Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem