Ministério da Ciência e Tecnologia abre concurso para 16 órgãos diferentes em 2024

Última prova ocorreu em 2012, no governo Dilma Rousseff


Dez anos depois, o Ministério da Ciência e Tecnologia confirmou que abrirá edital para concurso em 2024. 16 órgãos serão contemplados. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (24) pela ministra da pasta, Luciana Santos (PCdoB).

A última vez que houve esse concurso foi na administração de Dilma Rousseff (PT), em 2012.

Confira alguns órgãos contemplados:
  • Museu da História Natural do Pará Emilio Goeldi
  • Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
  • Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPE)
  • Agência Espacial Brasileira
  • RNP
Enquanto não sai o edital, a ministra disse que, ainda em 2023, profissionais temporários serão contratados para suprir a necessidade de cada órgão. Contudo, não se sabe quando sai nem o edital, nem as contratações temporárias.

A gente está com precariedade de pessoal nas várias unidades de pesquisa do país. Temos 16 unidades diretamente vinculadas ao ministério, fora as que não são, como Embrapa, FioCruz e Butantã, patrimônios brasileiros que não temos vínculo direto. Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia

O Cetene (Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste) é diretamente vinculado ao Ministério e tem a situação mais precária. Hoje, eles têm cinco pesquisadores, 20 servidores e bolsistas.

No último mês, a ministra comunicou o retorno dos recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Para a pasta, estão disponíveis R$ 10 bilhões.

Fonte: Olhar Digital

Postagem Anterior Próxima Postagem