OPORTUNIDADE! Inscrições para processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz no IFES terminam nesta semana


O campus do Ifes em Barra de São Francisco encerra nesta terça-feira, 28, às 18h, as inscrições para o Processo Seletivo do curso “Jovem Aprendiz – Serviços Administrativos”. Serão ofertadas 40 vagas para o turno vespertino, que poderão ser preenchidas por adolescentes e jovens de 14 a 21 anos de idade. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente através da internet.

O processo seletivo será composto por 3 etapas: inscrições, provas objetivas e entrevistas. 

As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
  • 38 vagas para adolescentes entre 14 e 17 anos de idade, 
  • 2 vagas para jovens entre 18 e 21 anos de idade.

As vagas para adolescentes entre 14 e 17 anos de idade serão divididas da seguinte forma:
  • 2 vagas serão destinadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barra de São Francisco;
  • 2 vagas serão destinadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Barra de São Francisco e;
  • 34 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Em caso de não preenchimento de alguma das reservas de vagas, estas serão preenchidas pelos inscritos em ampla concorrência, respeitada a devida ordem de classificação.

O curso de “Serviços Administrativos” será desenvolvido de forma articulada ao Ensino Fundamental e Médio e terá duração de até 2 anos, sem prorrogação.

As aulas teóricas e práticas do curso serão ofertadas no turno vespertino com previsão de início em 2 de maio de 2023. As aulas teóricas ocorrerão no Ifes, às sextas-feiras, no horário previsto de 14h às 18h.

As aulas práticas ocorrerão nas empresas contratantes, de segunda a quinta-feira, de 13h às 17h, ou em horário alternativo a ser acordado entre o aprendiz e o empregador, desde que haja compatibilidade de horário com o ensino fundamental/médio, não superando o total de 4 horas diárias.

O candidato deverá ter disponibilidade de horários para participar da teoria e prática previstas no contrato de aprendizagem, considerando inclusive a locomoção até os locais de execução das atividades.

O curso teórico desenvolvido no Ifes será composto por 13 componentes curriculares, totalizando 400 horas.

Pré-requisitos
  • O candidato deverá possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, no ato da inscrição;
  • Ter a idade entre 14 e 17 anos e 11 meses de idade para os adolescentes e cursar a partir do 7º ano do Ensino Fundamental;
  • Ter a idade entre 18 e 21 anos e 11 meses de idade para os jovens e cursar a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o ensino médio;
  • Para a devida escolha de vaga, o candidato deverá considerar a idade que terá em 1 de maio de 2023 (02/05/2023);
  • O aluno não poderá abandonar o ensino regular nem o curso teórico de aprendizagem durante o período do contrato com a empresa;
  • É vedada a participação do candidato que fez parte de turmas anteriores do curso de aprendizagem do Ifes, tendo finalizado e/ou recebido certificado de conclusão.


Mais informações no EDITAL.

Fonte: Ifes BSF


Postagem Anterior Próxima Postagem