Morre 'Dona Vitória', idosa que levou à prisão traficantes e PMs com filmagens feitas pela janela de casa

Jornal Extra, que revelou o caso em 2005, divulgou nesta quinta o verdadeiro nome da alagoana, mantido em segredo por 17 anos: Joana Zeferino da Paz. Ela tinha 97 anos e morreu na Bahia.

Morreu na última quinta-feira (23), aos 97 anos, a idosa – e heroína – que ficou conhecida como Dona Vitória.

Nos anos 2000, por meio de uma série de filmagens feitas da janela de sua casa, a aposentada alagoana deu origem à investigação que levou à prisão mais de 30 pessoas, entre traficantes e policiais militares, ligados ao tráfico na Ladeira dos Tabajaras, favela de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O caso foi revelado em 2005 pelo jornal Extra, que nesta quinta contou bastidores da história e o verdadeiro nome dela: Joana Zeferino da Paz.

Joana Zeferino da Paz em 2006, com sua câmera — Foto: Fábio Gusmão/Arquivo/Extra

Joana morreu na Bahia, após 17 anos vivendo sob um anonimato forçado, por questões de segurança.

Em seu testemunho publicado no Extra, Fábio Gusmão, que fez a reportagem na época e seguiu acompanhando o caso, conta que Joana deixou o imóvel onde viveu por 36 anos para ingressar no Programa de Proteção à Testemunha.

Começou ali uma vida de "privações, angústia, desapego e resiliência", conta Gusmão: "O seu desejo, há anos, era ter o reconhecimento público", escreveu.

Gravações pela janela

Joana morava num apartamento na Praça Vereador Rocha Leão, de fundos, que dava para a Ladeira dos Tabajaras. Pela janela, começou a ver a movimentação de traficantes em uma boca de fumo.

O Extra apurou que ela entrou com uma ação contra o estado devido à desvalorização de seu imóvel. A ideia de filmar veio para desmentir a alegação, dentro da ação judicial, de um coronel da PM, que disse que a moradora mentia sobre a existência do tráfico, que seria combatido pelo batalhão.

Joana decidiu, então, comprar uma câmera de filmar e gravar as cenas que via diariamente. Nas imagens, era possível ver traficantes fazendo armados e vendendo drogas. As fitas foram entregues à Polícia Civil, que deu início à investigação.

Além dos traficantes, foram condenados policiais militares por omissão e pelo recebimento de propinas para fazer vista grossa para o crime organizado.

Filme

A história da aposentada será contada em "Vitória", um filme original Globoplay com produção da Conspiração, com Fernanda Montenegro no papel principal.

"O Globoplay e a Conspiração lamentam a morte de Joana Zeferino da Paz, que faleceu aos 97 anos na tarde de ontem em Salvador. A história de Joana, senhora que aos 80 anos filmou a rotina do tráfico em Copacabana e levou à prisão de bandidos e policiais em 2005, é a inspiração de ‘Vitória’, filme Original Globoplay com produção da Conspiração. O longa tem Fernanda Montenegro no papel principal e o ator Alan Rocha dando vida ao personagem inspirado no jornalista Fabio Gusmão, hoje editor de O Globo e Extra, que descobriu a história de Dona Joana e a trouxe a público. Por 17 anos, Joana da Paz vivia sob anonimato forçado no programa de proteção a testemunhas. Por questões de segurança, os personagens sofreram adaptações, como nome, características físicas e naturalidade para que não fosse possível identificá-los. No filme, Joana se chama Josefina e, em vez de alagoana, é mineira. ‘Vitória’ teve as gravações concluídas em dezembro do ano passado e está em fase de pós-produção. A estreia está prevista para 2024. A direção é de Andrucha Waddington, que assumiu o projeto no lugar de Breno Silveira, que faleceu no início das filmagens."


Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem