Observatório da Ufes promove sessões para visualizar 'cometa verde'; saiba como participar de graça



Visto pela última vez há 50 mil anos, o cometa ZTF (C/2022 E3) poderá ser observado pelos próximos dias em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. O fenômeno astronômico, que possui uma coloração esverdeada e é conhecido como planeta verde, já está visível e deve atingir o pico de visualização nesta semana.

Por esta razão, o Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), que fica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, vai fazer observação do cometa verde nesta quarta-feira (8), quinta-feira (9) e sexta-feira (10), das 19h às 21h. A entrada é gratuita.

Durante os três dias, haverá ainda a transmissão ao vivo do fenômeno, direto do Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES), basta clicar aqui. Caso o tempo esteja chuvoso ou nublado, o evento será cancelado.

O coordenador do programa GOA, Márcio Malacarne, explicou que o fenômeno acontece devido à ionização dos gases que sublimam ao se aproximar do sol.

"Nos dias 10 e 11 de fevereiro, após o pôr-do-sol, o cometa passará próximo à direção do planeta Marte, na constelação de Touro, na direção Noroeste, no meio do céu, facilitando a sua observação. Ainda assim será necessária a ajuda de um binóculo ou telescópio, e estar longe da poluição luminosa das cidades", afirmou.

Segundo o especialista, o melhor horário para a observação será das 19h30 às 21h. Ele destaca, contudo, que a luminosidade e a altura da lua podem atrapalhar a visibilidade do cometa. Ele ainda reforça que o fenômeno não é visível a olho nu.

Cometa verde — Foto: Michael Jäger/Divulgação

‘Cometa Verde’

O cometa ZTF foi descoberto em março de 2022, por um telescópio do Zwicky Transient Facility (ZTF), na Califórnia, Estados Unidos. A última vez em que se aproximou da Terra foi há 50 mil anos, no final da Era do Gelo.

Segundo o professor da Ufes, também chamado de 'cometa verde', o astro possui essa coloração porque 'os cometas, quando se aproximam do sol, sublimam gases e esses gases podem ter diversas cores'.

“A mais frequente é a verde, devido a presença de moléculas de C2. Esse cometa se caracteriza por ter milhares de anos e por emitir um brilho verde”, explica o coordenador do observatório.

Outros fenômenos

Segundo o coordenador do GOA, outros três grandes fenômenos são esperados para o ano de 2023. Um deles será o eclipse solar, visível parcialmente em boa parte do país, à exceção do litoral do Nordeste, do Espírito Santo e do Norte do Rio de Janeiro.

Haverá ainda uma conjunção quando, na noite de 1° de março, os planetas Júpiter e Vênus ficarão bem próximos um do outro, passando a meio grau de distância no céu.

E nos meses de junho, julho e agosto, ocorrerá o fenômeno da superlua, que acontece quando a lua está em sua máxima aproximação da Terra e, ao mesmo tempo, quando, em fase cheia, o lado que sempre vemos está todo iluminado pelo sol.

"No Brasil, a lua cheia atrapalha muito. Mas a partir do dia 8, a lua começa a nascer após as 20h, deixando o céu a cada dia com menos luminosidade", afirmou o especialista.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem