ES envia bombeiros e cadela especialista em buscas para ajudar em resgate na Turquia

Seis Bombeiros e uma cadela do ES embarcam para auxiliar resgates na Turquia — Foto: Divulgação/Sesp

Seis bombeiros do Espírito Santo e uma cadela especialista em buscas vão embarcar para a Turquia para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros após terremotos. Os militares embarcaram para São Paulo na madrugada desta quarta-feira (8) e de lá vão para a Turquia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O número de mortos no maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, segundo contagem oficial, passa 11 mil. O tremor de magnitude 7,8, que durou um minuto e meio e devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) e foi seguido de mais de 90 réplicas até esta quarta-feira (8).

Ajuda humanitária

Os militares e a cadela Case fazem parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a equipe é especializada em resgates e desastres de grandes proporções.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), os bombeiros enviados são o Major Fabio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno e cabo Vicentini.

Treinamento especializado

Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros.

Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais; Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Recife, em Pernambuco.

Moradores em meio aos escombros em Kahramanmaras, sul da Turquia, em imagem do dia 8 de fevereiro de 2023 — Foto: Hussein Malla/Reuters

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem