Médicos desenvolvem exame de sangue para detectar câncer de intestino

O teste usa inteligência artificial para buscar sinais de proteínas liberadas pelas células cancerígenas do intestino

National Cancer Institute/Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Swansea, no País de Gales, desenvolveram um exame de sangue feito com inteligência artificial (AI) para detectar câncer de intestino. O teste CanSense-CRC usa luz laser e um algoritmo artificial para analisar uma pequena amostra em busca de sinais de proteínas liberadas por células cancerígenas do intestino.

De acordo com os cientistas, é um modelo barato, rápido e não invasivo, e que tem precisão de até 96% na detecção do câncer de intestino, contribuindo para acelerar uma investigação mais rigorosa da doença, que é feita tradicionalmente com exames de colonoscopia.


O novo teste custa em torno de cem libras (aproximadamente R$ 628), cerca de um quarto do preço de uma colonoscopia no Reino Unido. Os médicos envolvidos na pesquisa acreditam que o valor possa ser reduzido à medida que mais exames forem feitos.

Além disso, deve-se evitar o consumo de carnes processadas (por exemplo salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru, salame) e limitar o consumo de carnes vermelhas até 500 gramas de carne cozida por semana

Os pesquisadores esperam que o resultado positivo seja usado para dar prioridade aos pacientes na lista de espera por uma colonoscopia, exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico da doença.

“Queremos ajudar a priorizar os pacientes que precisam fazer a colonoscopia o mais rápido possível com base no resultado desse exame de sangue”, afirma o cirurgião colorretal Dean Harris, envolvido nos testes do exame, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Fonte: Metrópoles

Postagem Anterior Próxima Postagem