Rodrigo Agostinho é nomeado presidente do Ibama


Posse será realizada em 28/02, durante programação relacionada à celebração de 34 anos 


O biólogo, ambientalista e advogado Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça (45) foi nomeado nessa sexta-feira (24/02) para o cargo de presidente do Ibama. Anunciado em 13/01 pela Ministra Marina Silva, o então parlamentar decidiu concluir o mandato de deputado federal (PSB) por São Paulo, que terminou em 31/01/2022, antes de iniciar a gestão no Instituto. A posse ocorrerá na próxima terça-feira (28/02), durante a inauguração da Central de Logística e Apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, evento organizado como parte das comemorações do aniversário de 34 anos do Ibama.

Agostinho é graduado pela Faculdade de Direito de Bauru, com pós-graduação em: Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP); Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Cândido Mendes, de Brasília; Diplomacia, Políticas Públicas e Cooperação Internacional pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), de São José do Rio Preto; Botânica, Zoologia e Climatologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (Fameesp), de Ribeirão Preto (SP); e Direito Ambiental pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), de Pernambuco. Também é mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental com ênfase em Ecologia da Conservação pela Unisagrado, de Bauru, e em Ciências Biológicas pela Universidade Metropolitana de Santos.

Foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e deputado federal por São Paulo de fevereiro de 2019 a janeiro de 2023, onde presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável por dois anos consecutivos como titular e 11 meses como suplente. Ainda na Câmara dos Deputados, integrou as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Rodrigo Agostinho ingressou pela primeira vez no Ibama como estagiário, nos anos 1990, e agora retorna com a missão de dirigir uma das principais instituições federais de proteção ao meio ambiente no país.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama


Postagem Anterior Próxima Postagem