Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 2 mil mortos na Turquia e na Síria

Prédio caiu em cima de carro na cidade de Diyarbakir, na Turquia

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 2,3 mil mortes na manhã de hoje.

O que aconteceu?

Na Turquia, o saldo de vítimas está em 1.541 mortos e 9.733 feridos, segundo último balanço do vice-presidente do país, Fuat Oktay.

Ao menos 3.471 prédios ficaram destruídos e buscas por vítimas soterradas continuam.

Já na Síria são pelo menos 810 mortos, segundo a agência oficial Sana e socorristas em regiões rebeldes.

A maior parte dos mortos na Síria está nas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, muito atingidas pela guerra no país, que começou em 2011.

Horas depois do primeiro terremoto, um tremor secundário de magnitude 7,6 atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km da região mais atingida pelo primeiro terremoto.

O segundo tremor foi confirmado por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília).

Imagem aérea da cidade de Jandaris, na Síria, após terremoto


Consequências do tremor

Um castelo de ao menos 2 mil anos foi destruído com os tremores de terra.

O gás foi cortado em toda a área e, em pelo menos três províncias da Turquia, houve danos na rede com registros de explosões.

Pelo menos três aeroportos turcos foram fechados: Hatay, Maras e Gaziantep. A pista do terminal de Hatay ficou destruída. Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.

Todas as escolas da Turquia foram fechadas até 13 de fevereiro, para que todas as províncias possam administrar a situação e familiares possam acessar as áreas atingidas, se necessário, contando com as unidades escolares para ter acomodação e alimentação.

Moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido "um leve tremor" na região, segundo a Al Jazeera.

Os tremores de terra foram sentidos até na Groelândia, a mais de 5,5 mil quilômetros de distância da Turquia, segundo informou à AFP o Instituto Geológico dinamarquês.

Busca por vítimas em Diyarbakir, na Turquia, após terremoto

Fonte: Uol / Com agências internacionais


Postagem Anterior Próxima Postagem