Exame de toque retal para diagnosticar câncer de próstata afasta homens: “não existe outro método?”


O método de toque retal mostrou sua eficácia ao longo dos anos e por isso consta como único exame para diagnosticar câncer de próstata. Agora, especialistas internacionais estão contestando o exame e indicando que ele pode ser feito por meio de uma ressonância magnética. O avanço da tecnologia pode demarcar o momento em que o toque retal seja extinto após o novo questionamento. Seria, portanto, o fim do toque retal para diagnosticar doença na próstata?

O médico especialista, durante o toque, avalia a parede do reto ao inserir um dedo no ânus do paciente que está sendo avaliado. Ao tocar o reto, o médico avalia as glândulas da próstata e verifica se há evidências de um câncer no local, além de diagnosticar a saúde do reto e do ânus.

O exame foi o único método eficaz até o ano de 1986. Neste ano, surgiu o exame de sangue capaz de diagnosticar doenças na próstata. Em inglês, a sigla é PSA, quando o médico extrai o sangue do paciente avaliado.

Em muitos casos, quando o procedimento é realizado da forma correta, o paciente não sente dores e não há constrangimento durante a realização.

Para as mulheres, o exame também é válido. Diferente do que muitos pensam, os especialistas conseguem avaliar o câncer no ovário nos casos evidentes. Para os homens, quando a glândula da próstata está inflamada por uma prostatite, o médico consegue perceber no toque.

Alternativa ao exame de toque

A Universidade de Medicina no Reino Unido busca desenvolver métodos clínicos para ampliar os recursos atuais. Depender unicamente da tecnologia pode não parecer uma fonte tão eficaz e os pacientes contam com a experiência clínica dos profissionais da saúde.

Embora, certamente, haja momentos que a tecnologia demonstra maior eficácia para descobrir uma doença, por exemplo, que ainda está em estágio inicial.

É o caso da ressonância magnética que oferece as imagens com detalhes, diferente da tomografia e do raio-X. Para o estágio inicial do câncer de próstata, por exemplo, a ressonância é totalmente eficaz, com comprovação superior ao toque retal.

Em contrapartida, o exame é mais caro e não são todos os lugares que oferecem o recurso. Por outro lado, o exame de sangue PSA pode diagnosticar doenças na próstata, o que não significa que será eficaz para comprovar um câncer.

Por isso, apesar de muitos tabus envoltos no toque retal, o exame mostra-se coerente com o que é oferecido e eficaz na maioria dos casos. Se houver suspeita do câncer em fase inicial, por exemplo, o médico poderá solicitar um exame de imagens detalhadas.

Fonte: Escola Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem