Mulher é mordida por polvo com veneno potencialmente fatal

A mordida do polvo-de-anéis-azuis pode levar a uma parada respiratória Reprodução

Uma mulher, de 30 anos, foi mordida por um polvo-de-anéis-azuis, espécie que produz uma toxina extremamente venenosa, nesta quinta-feira, em uma praia da costa norte de Sydney, na Austrália. A vítima, que não teve a identidade revelada, estava nadando quando pegou a concha em que o animal estava e foi picada duas vezes no estômago.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a mulher relatou ter sentido dor abdominal ao redor da mordida e os paramédicos aplicaram compressas de gelo no local. Ela foi levada para o hospital Royal North Shore em condição estável para monitoramento e tratamento adicional.

“Uma mordida de polvo de anéis azuis é uma chamada rara para nós, mas eles são extremamente venenosos”, disse o inspetor de ambulâncias que atuou no caso, Christian Holmes.

A espécie é altamente perigosa por produzir uma toxina de ação rápida que causa paralisia em poucos minutos e pode ser fatal. A mordida deste polvo pode levar a uma parada respiratória, visto que cerca de 0,5 mg de seu veneno já é capaz de matar uma pessoa adulta.

Ainda que as vítimas permaneçam totalmente conscientes, a toxina paralisa os músculos voluntários, incluindo o sistema respiratório, e pode fazer com que algumas pessoas morram por falta de oxigênio.

Moluscos marinhos são geralmente tímidos e retraídos e só atacam quando provocados. Os anéis azuis do polvo só aparecem quando o animal se sente ameaçado, o que pode levar pessoas a confundi-lo com uma espécie mais inofensiva.

Fonte: Extra


Postagem Anterior Próxima Postagem