Tubarão-baleia, maior peixe do mundo, é rebocado após encalhar no ES


A carcaça de um animal, que foi encontrada durante a manhã de segunda-feira (27), no Canal de Vitória, é de um tubarão-baleia, da espécie Rhincodon typus. Trata-se de uma uma fêmea de 11,6 metros e peso estimado de 12 toneladas.

As informações foram coletadas após atividades de medição e coletas realizadas pelas equipes do Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca. O animal apareceu morto na baía de Vitória e depois foi rebocado para Vila Velha, onde exames foram realizados por biólogos.

De acordo com o biólogo Daniel Motta, o tubarão-baleia é o maior peixe do mundo e por ser tão grande, ganhou esse nome.

"Outro fator é que eles são animais dóceis e se alimentam como muitas baleias, nadando de boca aberta e se alimentando de pequenos animais que vivem na coluna d’água", explica o especialista.

Além disso, o especialista destaca que o tubarão-baleia é um animal com hábitos migratórios e oceânicos, principalmente em ilhas oceânicas. 

"Temos como exemplo o arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha. No Espírito Santo, esse é o quarto registro da espécie", destaca. 

Foto: Divulgação/Instituto Orca

Segundo informações repassadas por biólogos do Instituto Orca, o animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura e o exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente e não foi encontrado nenhum material estranho como plásticos, borrachas, comuns nos lixos oceânicos.

Ainda de acordo com os especialistas, até o momento não foi identificada nenhuma marca que possa sugerir emalhe em equipamentos de pesca ou atropelamento por embarcação.

Foram coletadas amostras de tecidos que serão examinadas posteriormente para identificar possíveis doenças ou contaminação.

Ao final da necrópsia, o animal será enterrado em local apropriado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem