Alerta: 4 situações nas quais o papel-alumínio jamais deve ser usado

Esse item básico da cozinha pode oferecer grandes riscos.


O papel-alumínio é um utensílio doméstico bastante conveniente para muitas tarefas do dia a dia, especialmente na cozinha. No entanto, por ser feito de metal, o seu uso em determinados ambientes pode apresentar riscos significativos. Por isso, confira abaixo uma lista dos quatro lugares em que o uso do papel-alumínio pode ser perigoso:

1. Micro-ondas

Colocar papel-alumínio no micro-ondas pode ser perigoso por vários motivos. Em primeiro lugar, ele é um condutor de eletricidade, o que significa que pode gerar faíscas quando colocado em um ambiente com eletricidade. Isso pode causar um incêndio e, portanto, é importante evitar colocar papel-alumínio no micro-ondas.

Além disso, o item pode causar danos ao forno de micro-ondas, pois reflete as ondas de rádio que aquecem a comida. Quando o papel é dobrado ou amassado, as ondas podem ser refletidas de forma irregular, o que pode levar a uma sobrecarga no forno.

2. Fogão

Uma prática comum é o revestimento do fogão com o papel-alumínio, com o intuito de evitar manchas e sujeira. Porém, devido às propriedades de condução desse material e um possível entupimento das saídas de gás, essa prática se torna muito perigosa.

Isso porque o revestimento do fogão com papel-alumínio pode reduzir a capacidade das chamas e provocar incêndios.

3. Fritadeiras elétricas

Outro uso muito comum que pode gerar riscos é o seu uso nas fritadeiras elétricas ou air fryer. Embora conduza o calor com grande facilidade, permitindo o cozimento do alimento, seu material impede a circulação de ar no equipamento.

Sendo esse justamente o mecanismo de funcionamento da máquina, o uso do papel-alumínio nas air fryer pode reduzir a sua potência.

4. Freezers

Além dos problemas relacionados à condução de calor, o uso do papel-alumínio para armazenamento em freezers não é recomendado, sendo um risco à saúde. Seu material permite a formação de flocos e cristais de gelo, que são locais de crescimento para agentes microbiológicos.

Assim, alimentos armazenados com papel-alumínio estão suscetíveis à contaminação, que estragam os alimentos e podem causar doenças caso consumido.

Fonte: Escola Educação

Postagem Anterior Próxima Postagem