Anatel libera sinal 5G em mais 14 cidades do ES; saiba quais são

Até o momento, 1.423 municípios em todo o Brasil estão aptos a receber o serviço. Autorização começa a valer na próxima terça-feira (30)

Foto: Pablo Le Roy/MCom

A autorização para instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada pela Anatel para mais 14 cidades do Espírito Santo. A decisão ocorreu durante a reunião do grupo de trabalho do Ministério das Comunicações, nesta quarta-feira (24). A autorização começa a valer na próxima terça (30).

Os municípios que serão atendidos pela tecnologia são:

Alfredo Chaves
Anchieta
Castelo
Apiacá
Bom Jesus do Norte
Iconha
Mimoso do Sul
Muqui
Atílio Vivácqua
Piúma
Jerônimo Monteiro
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Vargem Alta

Segundo o ministério, elas e outros 445 municípios de outros 22 estados já efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço.

"Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A decisão da pasta possibilita que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1.600 cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

São Paulo é o estado que teve a maior quantidade de liberações, com 109 municípios. Na sequência estão Rio Grande do Sul (71), Santa Catarina (55) e Paraná (43). A lista segue com Minas Gerais (35), Paraíba (19), Alagoas (18), Ceará (16), Espírito Santo (14), Mato Grosso do Sul (14), Tocantins (14), Rio de Janeiro (10), Rio Grande do Norte (9), Maranhão (7), Pará (6), Bahia (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Goiás (2), Pernambuco (2), Piauí (2) e Roraima (1).

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

O uso do 5G começou no Espírito Santo, em agosto de 2022, em Vitória. O serviço foi liberado para Serra e Vila Velha em janeiro deste ano. Ainda neste mês, o sinal foi disponibilizado pela Anatel em Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem