Capixaba faz 16 anos e pede para doar sangue no dia do aniversário: 'o melhor presente é ajudar outras vidas'

Família da Maria Eduarda doando sangue — Foto: Reprodução/Acervo pessoal


Aniversários, muitas vezes, têm um significado especial e diferente para cada uma das pessoas. Tem gente que gosta de festa, outros, de viagens. Mas Maria Eduarda, moradora de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, já sabia exatamente o que ela queria para o seu aniversário de 16 anos: fazer a primeira doação de sangue.

A adolescente já tinha escolhido seu presente desde o ano passado, quando fez 15 anos. Ela, então, esperou completar 16 anos, que é a idade permitida para poder doar sangue com a autorização dos pais, para poder realizar essa vontade.

Maria Eduarda contou ao g1 que a maior inspiração veio da própria família.

"Minha família toda dá o exemplo e já doa sangue. Quando eu fiz 15 anos, já sabia que ia querer doar no ano seguinte. Pensei que no meu aniversário seria o melhor presente poder ajudar outras vidas. A gente precisa ajudar o próximo", disse Maria Eduarda.

E Maria Eduarda não foi sozinha. No dia 18 de maio, quando fez os 16 anos, a família toda foi até o hemocentro de Colatina para doar sangue: o irmão de 19 anos, o pai Josué e a mãe, Fabiana.

Os pais, inclusive, fizeram questão de registrar todos os momentos.

No dia, a estudante disse que chegou a ficar um pouco ansiosa, mas que focou na importância da ação que estava fazendo.

"Eu achei muito tranquilo, muito 'daora'. Eu tava muito ansiosa no começo, mas depois me tranquilizaram, nem doeu", contou a adolescente.

Toda a família da Maria Eduarda já é doadora de sangue — Foto: Reprodução/Acervo pessoal

Josué disse que já é doador há mais de dez anos e que sempre incentivou a filha.

"Um orgulho saber que estou mantendo um bom ensinamento, ensinando os princípios da vida. Fazer o bem, sem olhar a quem", comentou o pai.

A jovem disse ainda que espera motivar outras pessoas a também doarem sangue, e que já conseguiu convencer alguns amigos próximos. Maria Eduarda sabe que a ação dela pode ajudar até quatro pessoas.

"Acho que consegui convencer alguns amigos sim. Se depender de mim, sempre que eu puder eu vou tentar ao máximo doar. Espero poder incentivar outras pessoas", relatou Maria Eduarda.

Pai de Maria Eduarda postou nas redes sociais a filha doando sangue pela primeira vez — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem