Carro invade Vaticano em alta velocidade e motorista é preso

Um guarda suíço guarda a porta de Santa Ana, no Vaticano, quinta-feira, 18 de maio de 2023. — Foto: (AP Foto/Andrew Medichini)

Um carro em alta velocidade invadiu o Vaticano na noite de quinta-feira (17), segundo as autoridades locais. O veículo ultrapassou o um dos portões da cidade-Estado e chegou a um pátio central do Palácio Apostólico antes de ser preso.

Em comunicado, o Vaticano disse que um oficial da Guarda Suíça disparou uma arma e atingiu o carro. O homem, descrito como tendo cerca de 40 anos e com um "estado de espírito instável", não chegou perto da casa de hóspedes, onde mora o Papa Francisco.

O incidente ocorreu por volta das 20h, quando o homem passou pela Porta de Sant'Ann, uma das várias entradas que separam o Vaticano de Roma.

Segundo a declaração, primeiro o motorista tentou entrar no Vaticano, mas a Guarda Suíça o rejeitou pois ele não tinha as autorizações necessárias. Então, o homem manobrou o veículo para ganhar velocidade e correu pelo portão, bem como por um segundo posto de controle perto da parte de trás da Basílica de São Pedro.

Um policial disparou e atingiu o para-lama dianteiro do carro, mas o homem continuou em alta velocidade e chegou ao Pátio San Damaso. O local é parte do Palácio Apostólico onde papas anteriores viveram e é onde Francisco ainda realiza reuniões oficiais.

"O motorista saiu de forma independente [do veículo] e foi parado e preso pelo Corpo de Gendarmaria", explicou o Vaticano. O homem está detido em na prisão da cidade-Estado.

“O homem, com cerca de 40 anos, foi imediatamente submetido à visita dos médicos da Direcção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, que constataram um grave estado de alteração psicofísica”, afirma a declaração.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem