Cérebro rejuvenescido? Descubra 6 hábitos que podem ajudar!

Dicas de como manter o seu cérebro jovem e saudável.


O envelhecimento é parte do processo natural da vida e está associado a um acúmulo de sabedoria e experiência. Entretanto, também é associado a um grande desgaste físico e mental, tornando imprescindíveis práticas que possam combater os males do envelhecimento. Portanto, confira agora esses 6 hábitos que deixam a sua mente mais jovem.

1. Qualidade de sono

O fenômeno do sono e do sonhar é essencial para um correto funcionamento do corpo humano. De modo que ele é responsável pelo processamento de informações e pela ligação entre o inconsciente e o consciente.

Portanto, a manutenção de um período adequado de sono de boa qualidade é essencial para um cérebro mais jovem. Já que ele está fortemente associado à memória, à capacidade crítica, criativa e de aprendizado.

2. Atividades sociais

Além de divertido, encontros com amigos são um excelente exercício mental, rendendo grandes benefícios cognitivos.
Assim, a prática de socialização tem sido associada a uma menor taxa de perda de memória com a idade e da demência, da perda progressiva da cognição.

3. Alimentação saudável e equilibrada

Uma dieta equilibrada é um fator importante não apenas para a manutenção do corpo físico e o controle do peso, mas para suprir as necessidades do cérebro.

Dessa forma, o consumo de alimentos como grãos integrais, ômega 3, frutas e vegetais está diretamente relacionado a uma manutenção da capacidade cognitiva. Enquanto seu não consumo está associado a distúrbios cognitivos como a demência em idades mais avançadas.

4. Exercício físico regular

A prática constante do exercício físico é um fator excelente para a manutenção da atividade cerebral, devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

Isso provoca menores taxas de doenças microvasculares, além de aumentar a plasticidade cerebral, incentivando o desenvolvimento de novas células cerebrais.

5. Estímulos mentais

Assim como o corpo, o cérebro deve ser exercitado e estimulado, pois isso leva ao desenvolvimento de novas sinapses e ao aumento da capacidade de processamento de informação.

Dessa forma, a realização de atividades como leitura, jogos como palavras cruzadas e xadrez, ou até mesmo a tentativa de aprender uma nova língua são incríveis exercícios neurais.

6. Controle dos níveis de estresse

Contato direto com níveis elevados de estresse são danosos para a saúde cerebral e a manutenção de uma vida mais jovem. Associada ao estresse, existe a liberação de cortisol que em excesso causa danos ao cérebro, sobretudo a região do hipocampo, responsável pela memória.

Assim, o gerenciamento do estresse através da meditação ou da atenção plena é essencial para a manutenção da saúde mental.

Fonte: Escola Educação

Postagem Anterior Próxima Postagem