Espécie rara de bactéria encontrada em colírio leva 4 pessoas à morte

Colírio Foto: Freepik

Uma espécie rara de bactéria, encontrada em um lote de colírios para os olhos, levou ao menos quatro pessoas à morte nos Estados Unidos. Os medicamentos contaminados afetaram 81 pessoas em 18 estados desde o início de 2023. Os números foram confirmados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país. Desde o relatório mais recente do órgão, divulgado em março deste ano, já foram registrados 13 casos e um óbito por este motivo.

O jornal português Diário de Notícias aponta que embora infecções pela bactéria "Pseudomonas aeruginosa" sejam comuns, o CDC faz um alerta para a singularidade da espécie encontrada nos colírios em questão. Resistente a remédios, ela é considerada "muito rara" e nunca antes foi observada em território americano. Além disso, tem se propagado especialmente em unidades de saúde.

Em comunicado, agência federal Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) fez um apelo para que a população evite o uso de marcas específicas: a Delsam Pharma e a Ezricare. As duas estão ligadas ao surto, que teve origem comprovada em uma fábrica na Índia, comandada pela farmacêutica Global Pharma Healthcare Private Limited.

Investigações comandadas pela FDA nas instalações da empresa detectou graves problemas de contaminação no equipamento usado para fabricar os colírios. De acordo com a agência de notícias espanhola Europa Press, autoridades americanas se recusaram a fornecer informações sobre a bactéria responsável pelas mortes.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem