Como escolher a tinta certa para pintar a casa

Muitas vezes quando compramos uma casa ou mesmo já tendo a nossa, dá uma vontade de mudar a aparência dela. O problema é que nem sempre há recurso suficiente para fazer uma reforma. Então, nesse caso, nada melhor que uma boa pintura.

Como escolher a tinta?

As cores e texturas possíveis são muitas. Inclusive cores únicas que o cliente pode ter acesso a partir de diferentes percentuais de misturas. Mas, há uma regra básica que deve ser seguida.

Nos ambientes úmidos – cozinha e banheiro – e nos ambientes externos é recomendado usar a tinta acrílica, que é mais resistente à umidade. Nos ambientes internos é indicada a tinta látex, mais barata que a acrílica, porém resistente.

Não esqueça: antes da tinta, o primeiro passo é conferir as condições das paredes que serão pintadas. E não abrir mão de preparar as superfícies de forma correta.

Preparação da parede

As paredes precisam estar limpas, ensina o pintor Júlio Costa Júnior, que atua nesse mercado há 17 anos. “Se tiver riscos de canetinhas, terá de apagar a “obra de arte” das crianças com álcool. Se estiverem mofadas, é só usar água sanitária. E para mancha comum ou de de graxa, sabão neutro e água resolve. O importante é deixar as paredes que for pintar bem limpas”, alerta o pintor. ​

Depois a lixa entra em ação para garantir uma superfície lisinha. “Pra tirar pó depois do lixamento, é só usar uma vassoura de pelo e pano úmido​”, ensina Júlio.

O último passo é aplicar um fundo específico de acordo com a superfície. “Se tiver que fazer correções, use massa corrida para os ambientes internos e acrílica para áreas externas. Aí as paredes vão estar prontas pra nova pintura”, afirma o profissional.

De olho no clima

Mesmo em áreas fechadas, o tempo frio e muita umidade prejudicam a secagem da tinta. “Então vale conferir a previsão do tempo. O melhor é pintar com o tempo mais firme, e mais quente. E se tiver ventando muito, melhor evitar, porque o vento pode acumular poeira, que faz aquelas bolinhas na tinta, ou mesmo sujar e até mudar a cor da tinta”, garante o pintor.

Qual o rolo?

Na hora de pintar, não force o rolo com tanta força contra a parede. “Se fizer isso, a tinta vai escorrer e o acabamento não vai ficar bom. A força aplicada deve ser apenas para o rolo liberar a tinta sobre a parede”

E, lembre-se que para tipo de superfície existe um rolo ideal, que na própria loja de material de construção podem te orientar.

Cara nova


A funcionária pública Lorena Pessoti já havia decidido a cor da casa durante a construção. “Eu passei em uma loja de tintas e me mostraram um tom lavanda. Fiquei encantada com a suavidade da cor e, ao mesmo tempo, o efeito de um ambiente mais acolhedor do que aquele exagero de branco nas paredes. Fiquei feliz demais com o resultado e orgulhosa de receber elogios constantes. Sempre me falam ou que minha casa ficou mais aconchegante ou que ficou chique (risos)”, conta Lorena.

Já a designer de sobrancelhas Sarah Souza Rodrigues optou pela casa toda branca, mas com o diferencial de aplicar um tom mais escuro em uma das paredes da sala. Então foi só definir a cor.

“Escolhi pintar esta parede de cinza pra ficar um ambiente mais harmonioso e bonito. E gostei bastante do resultado”, conta.

5 dicas para não errar

A designer de interiores Caroline Barroso, destaca que são muitas as possibilidades de combinação de tintas possíveis em uma casa. Mas há cinco dicas que precisam ser seguidas:

1. Identifique o objetivo do espaço: Antes de escolher as cores das tintas, é importante entender qual será o objetivo do ambiente. Se você deseja um espaço relaxante, cores mais suaves e neutras podem ser uma boa opção. Se o objetivo é criar um espaço mais vibrante e divertido, cores mais vivas podem ser mais adequadas.

2. Considere a iluminação: A iluminação é um fator fundamental na escolha das cores das tintas. As cores podem parecer diferentes dependendo da quantidade de luz natural ou artificial presente no ambiente. Por isso, é importante testar as cores em diferentes momentos do dia para verificar como elas ficarão com a iluminação do espaço.

3. Escolha uma paleta de cores: Ao invés de escolher uma cor aleatória, escolha uma paleta de cores que combine bem entre si. Isso ajuda a criar um ambiente mais harmonioso e equilibrado.

4. Avalie o tamanho do espaço: O tamanho do ambiente também pode influenciar na escolha das cores das tintas.

5. Considere o seu estilo pessoal. “Além de seguir as tendências ou dicas de decoração, é importante escolher cores que reflitam o seu estilo pessoal e as suas preferências. Afinal, você é quem vai conviver com o ambiente todos os dias”, destaca.

Na prática

Caroline demonstra como a mudança de tinta, alinhada com móveis diferentes, pode produzir dois ambientes muito diferentes. “Ambos lindos, cada um com sua personalidade”, destaca a profissional.


“A primeira versão do ambiente, a intenção foi aquecer com cores, trazer alegria e ao mesmo tempo deixar sofisticado”, destaca a designer.

“E na segunda versão, o ambiente está com cores neutras, deixando-o mais leve.”, explica.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem