De graça! Cidade do ES terá shows de César Menotti e Fabiano, Alemão do Forró e Léo Chaves


Um dos símbolos de fé e cultura mais tradicionais de Viana chega a 206ª edição. A Festa do Divino Espírito Santo, que acontece entre 14 e 28 de maio, conta com uma programação repleta de religiosidade e história, além da cultura que molda a identidade do município.

A programação religiosa começa no próximo domingo (14), com hasteamento da bandeira do Divino, às 19h30. A novena do Espírito Santo terá início no dia 19 e segue até o dia 28, na Solenidade de Pentecostes.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

Já a programação cultural acontece a partir do dia 25. Com atrações locais e nacionais, o evento vai reunir forró e muito sertanejo. Entre as principais atrações do festival estão César Menotti & Fabiano, Léo Chaves e Alemão do Forró. Os shows acontecem no Parque de Exposições, em Viana Sede.

O festival traz ainda o Magic Park, um parque de diversões com brinquedos como caribe, roda gigante, barco pirata, montanha-russa infantil, tagadá, autopista, trem fantasma e carrossel para agitar o público, um espaço para empreendedorismo vianense e a presença de cervejarias artesanais que vão integrar o Polo Cervejeiro da cidade.

A festa de rodeio não fica de fora. Uma grande disputa com peões renomados do cenário nacional de rodeio será mais uma atração da festa. A competição será realizada em uma Arena Completa, ao estilo americano, instalada no Parque de Exposições.

Empreendedores poderão expor produtos

A festa também tem espaço para o empreendedorismo. A festividade terá um espaço dedicado para a Feira do Empreendedor, com 50 estandes dedicados ao artesanato, gastronomia, economia solidária, agroindústria e micro e pequenas empresas na área interna do evento.

Os estandes localizados na área interna do evento serão destinados apenas a empreendedores inscritos neste edital. A seleção dos expositores vai priorizar empreendedores de Viana.

Cervejarias artesanais estarão no evento

Além dos estandes de empreendedores de alimentação, artesanato e agroindústria, também contaremos com estandes voltados para cervejarias artesanais. Cervejarias artesanais parceiras que vão integrar o Polo Cervejeiro já confirmaram presença no evento.

Festa tem origem portuguesa

Foto: Prefeitura de Viana

Os festejos acontecem 50 dias após o Domingo de Páscoa e o encerramento ocorre no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.

A festa também tem suas raízes em Portugal, em suas nove ilhas de Açores. A celebração teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320.

A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que simboliza o rito, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono.

Segundo os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches.

Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade. Seus maiores símbolos são a bandeira vermelha e a pomba branca.

A Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, trazida por portugueses principalmente para as áreas de mineração do ouro. Em Viana, a importante manifestação cultural foi trazida por colonos que povoaram o município no século XIX e reverberam até a atualidade, dois séculos depois.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem