Jaguaré vai sediar o maior Festival de Bandas e Fanfarras do Estado


Maior Festival de Bandas e Fanfarras do Estado, será realizado em julho em Jaguaré; aproximadamente 400 músicos de dezenas de bandas de todo o Estado vão passar pelo município abrilhantando a avenida


A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai realizar no dia 29 de julho, o VIII Festival de Bandas e Fanfarras de Jaguaré. O evento vai ser realizado na Praça Nicolau Falchetto e vai contar com a participação de corporações de todo o Estado. O festival é realizado com o objetivo de avaliar vários quesitos dentro da corporação, que servirá como avaliação base para concursos, desfiles e outros festivais.

Para João Paulo Rigo Barros, maestro da banda de Jaguaré, esse Festival vai ser muito bom para mostrar os trabalhos que são realizados no universo das bandas “Mostrar a evolução dos alunos exige tempo, e nada melhor do que um Festival de Bandas para apresentar todo aquele trabalho que é realizado nos ensaios durante meses. E Jaguaré pode se preparar, por que a Bammuja está se dedicando muito para esse evento”, destacou o maestro.

Os maestros responsáveis por cada corporação que tenham interesse em participar do VIII Festival de Bandas e Fanfarras de Jaguaré, devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo número (27) 99599-9697 ou pelo e-mail: cultura@jaguare.es.fica.br, para se inscrever.

Avaliações

Musical

- Conjunto: são avaliados repertório, harmonia, melodia, ritmo e interpretação durante o período de apresentação.

- Sopro: avalia-se afinação, dificuldade técnica, tempo/precisão rítmica, articulação e dinâmica.

- Percussão: são avaliadas afinação, dificuldade técnica, técnica instrumental, precisão rítmica.

Apresentação

- Uniformidade e instrumental: são avaliados a uniformidade propriamente dita e a conservação da indumentária do conjunto e nos detalhes, tais como: calças; túnicas; lamares; cintos; talabartes bem cuidados e ajustados; calçados; botas; polainas (quando houver); barretinas; bonés; quepes; boinas e chapéus.

- Marcha: são observados o rompimento da marcha, a movimentação de pernas e pés, com a devida anatomia, sincronismo e marcialidade.

- Cobertura: são observadas também a cobertura correta das colunas e a regularidade do intervalo entre elas;

- Alinhamento: observa-se o alinhamento correto das fileiras ou frações, bem como a regularidade da distância entre elas;

- Garbo e Elegância: Durante o deslocamento é avaliado o garbo que o conjunto ostenta, através da expressão facial dos componentes que traduz a atitude mental.




Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguaré



Postagem Anterior Próxima Postagem