Casos suspeitos de gripe aviária no ES: 24 pessoas vêm sendo monitoradas em Nova Venécia



A Sesa - Secretaria de Estado da Saúde,  afirmou que está acompanhando 24 pessoas que tiveram contato com uma ave da espécie Trinta-réis-real, infectada em Nova Venécia. Uma dessas pessoas apresentou sintomas gripais leves e está sendo mantida em isolamento social, que ocorre na própria residência e, em tratamento e coleta de exames para análise. 

Amostras de sangue dessa pessoas foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) nessa segunda-feira (22), para posterior envio à Fiocruz, ainda sem data para o resultado.

Além desse novo caso suspeito em Nova Venécia, duas pessoas na Grande Vitória também são investigadas. Com esses novos registros, três casos de gripe aviária em humanos no Espírito Santo seguem em investigação. 

Conforme o último boletim enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, a situação da gripe aviária era a seguinte:
  • Notificados: 60
  • Descartados: 34
  • Em monitoramento: 23
  • Em investigação: 3
A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a Influenza aviária devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.

Da Redação / Com informações de A Gazeta




Postagem Anterior Próxima Postagem