Justiça revelou que 700 mil títulos de eleitor foram cancelados em 2022

Mais de 700 mil títulos foram cancelados em 2022, como revelou o balanço da Justiça Eleitoral. O seu está entre eles? Confira!


No último ano, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 790 mil títulos de eleitor, como revelou o balanço. Em maior parte, as pessoas que faleceram em 2022 representam uma quantidade significativa, mas não são os únicos que protagonizaram a listagem.

Existem outros motivos que contribuíram para esse número, incluindo casos de naturalização e sentenças relacionadas a crimes eleitorais cometidos no ano passado.

As autoridades também divulgaram um mapa que destaca os estados que registraram o maior número de cancelamentos de documentos eleitorais.

Essas medidas, de acordo com a Justiça, visam manter a integridade do sistema eleitoral e garantir que os registros estejam de acordo com a realidade.

Quer saber se o seu título está entre os cancelados? Foi revelado que alguns casos específicos podem levar ao cancelamento. Confira!

Por qual motivo os títulos foram cancelados?

Compreender os fatores que podem levar ao cancelamento dos títulos de eleitor é importante para todos os eleitores no Brasil, já que faz parte de uma obrigação como cidadão.

De acordo com informações fornecidas pela Justiça Eleitoral, o principal motivo de cancelamento dos títulos de eleitor foi o falecimento dos titulares, representando 99,25% dos casos indicados.

Outros 5 mil títulos foram movimentados por questões judiciais, o que possivelmente indica uma irregularidade com a Justiça Eleitoral.

Além desses casos maiores, houve também cerca de 145 cancelamentos por perda do direito político. Outros 38 perderam por duplicidade no sistema, ou seja, quando um eleitor possuía mais de um título registrado.

A conclusão do caso indica a perda de 3 documentos por extinção após a realização de revisões no eleitorado.

A Justiça eleitoral divulgou os dados detalhados de onde os títulos foram cancelados em 2022. Em primeiro lugar, São Paulo liderou com 203.172 cancelamentos, seguido de Minas Gerais, com 85.452 cancelamentos e concluindo com o Rio de Janeiro, com 76.752 cancelamentos.

O estado de São Paulo disparou entre o segundo e o terceiro colocado, representando mais que o dobro da porcentagem. Se você não se enquadra em nenhuma dessas observações, fique tranquilo, pois o seu título não foi cancelado!


Postagem Anterior Próxima Postagem