Maio Amarelo: Detran|ES dá início à programação no Estado



“No trânsito, escolha a vida”. Esse é o tema do Movimento Maio Amarelo deste ano e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, na tarde da terça-feira (02), um evento para dar início às ações no Estado, que contou com a participação de servidores do órgão e representantes de instituições parceiras. Neste ano, o movimento, que é mundial, está completando 10 anos.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, na ocasião, destacou os dados referentes aos acidentes de trânsito e ao cronograma das ações educativas que serão realizadas durante todo o mês de maio. “O objetivo é provocar uma reflexão na sociedade como um todo, além de sensibilizar e fazer com que todos nós pensemos como uma mudança nas nossas escolhas individuais, no dia a dia, podem impactar na construção de um trânsito mais seguro para todos”, pontuou.

O tema da campanha deste ano, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é um chamado à sociedade para que todos se envolvam e se conscientizem por um trânsito mais seguro.

O Detran|ES decidiu trabalhar o tema, por meio do conceito “No trânsito, as escolhas erradas também têm consequências". Todo o material de campanha publicitária e para as redes sociais do órgão transmitirá a mensagem de que cada atitude no trânsito importa, até mesmo aquelas sobre as quais não refletimos muito. Ninguém escolhe se envolver em uma batida de carro, mas escolher se distrair ao usar o celular pode levar a este mesmo fim.

A premissa é bem simples: as escolhas que fazemos determinam os próximos acontecimentos. Portanto, o objetivo é levar condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres a pensarem nas suas escolhas.

“O Governo do Estado tem feito um esforço muito grande de redução dos homicídios e conseguiu baixar para menos de mil. Mas as mortes no trânsito continuam crescendo e saltaram 10% de 2021 para 2022, com 826 óbitos no ano passado. Esse aumento é muito alto. Nós precisamos ter intervenções que repercutam no sentido da redução dos acidentes, das mortes e feridos”, pontou Givaldo Vieira.

Ele acrescentou que o convite que o Detran|ES que fazer a todos os parceiros dos órgãos de trânsito, à iniciativa privada e à sociedade é realizar um grande Maio Amarelo, para que esse movimento se estenda por todo o ano, com o objetivo de que a vida seja preservada no trânsito. “Se cada um fizer a sua parte, o número de acidentes e mortes no trânsito vai diminuir. Pois a maior parte dos acidentes é causada por imprudência e escolhas erradas por parte do condutor, ciclistas e pedestres. Precisamos lembrar sempre: nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou Givaldo Vieira.

Como parte do trabalho reforçado de conscientização, o Detran|ES está fortalecendo ainda mais as parcerias, realizando atividades educativas com os municípios, indo para as ruas, falando também com o público de todas as idades, em escolas e faculdades, levando ações para funcionários de empresas de grande e pequeno porte. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros para salvar vidas no trânsito.

Participaram do lançamento servidores do Detran|ES, representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), da Secretaria da Saúde (Sesa), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das guardas municipais da Grande Vitória e Anchieta, da Eco 101, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de empresas parceiras.


Programação

Durante todo o mês, serão desenvolvidas ações educativas e atividades, em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas. O objetivo é chamar atenção da sociedade para o alto número de acidentes e para a importância da participação de todos, visando à construção da cultura das boas escolhas no trânsito, em todos os 78 municípios capixabas.

A programação do mês inclui a 4ª edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres, em Vitória, abordagens e palestras educativas em escolas, empresas, blitze em vias públicas em todo o Estado, entre tantas outras atividades. O movimento incentiva também o uso de blusas e camisas amarelas, além da iluminação de locais públicos com a cor amarela.

Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui.


Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional criado há 10 anos, com o objetivo de promover uma conscientização da sociedade para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Detran|ES



Postagem Anterior Próxima Postagem