Mulher anda sobre cacos de vidro durante dinâmica de evento com empresários em hotel de luxo em SP: 'Você merece'

O empresário Samuel Pereira, organizador do evento, disse que o método chamado glasswalking foi oferecido aos participantes da reunião como uma dinâmica 'para falar sobre vencer os medos' e afirma que ninguém nunca se machucou.

Um tecido preto estendido no chão, uma “passarela” formada por cacos de vidro, e uma mulher amparada por dois homens caminhando com muita dificuldade sobre o trecho que tem cerca de 1 metro e meio de comprimento.

A mulher demonstra emoção em diversos momento e chega a chorar. Palavras de incentivo como “você merece” são ditas várias vezes. Ao tirar os pés do vidro, antes de tocar o chão, uma pessoa retira os resquícios do material com uma vassoura.

Depois de completar o trajeto, é parabenizada e aplaudida. O companheiro, que aguardava ao final da passarela, recebe-a com abraço e beijos. 

O episódio aconteceu no último dia 16 de abril em um hotel de luxo na Grande São Paulo, mas é prática comum na comunidade. A cena foi gravada e compartilhada nas redes sociais. O vídeo viralizou e tem mais de 10 milhões de visualizações.

O que significa a prática?

A prática é apresentada como programação de encerramento de um evento chamado Grupo Black, um "grupo de alta performance que reúne alguns dos maiores empreendedores e empresários do país", segundo página na internet. (veja mais abaixo)

Quem lidera os encontros é Samuel Pereira, que se apresenta como empresário e investidor, além de criador do "maior evento de tráfego e audiência do Brasil".

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, Samuel se mostra como um mentor. Ele compartilha conteúdos de motivação pessoal, vendas e marketing, além momentos de sua rotina.

O vídeo abaixo estava hospedado em seu site pessoal, mas saiu do ar horas depois que o g1 pediu informações para os organizadores.

"Muitas vezes, algumas pessoas se esbarram em alguns limites, porque, quando encontram obstáculos, não têm o apoio suficiente para superar, não tem um apoio que te mostra como ir adiante", narra o empresário, enquanto aparecem imagens de pessoas caminhando sobre cacos de vidro.

Pessoas caminham sobre cacos de vidro durante encontro de empresários em SP

Glasswalking

Ao g1, Samuel disse que o método chamado glasswalking (caminhada no vidro, em português) foi oferecido aos participantes do evento como uma dinâmica "para falar sobre vencer os medos" e afirma que ninguém nunca se machucou.

"Ao pisar nos cacos, acontece uma distribuição de peso. O que ocorre é que as pessoas criam uma ilusão de que é algo perigoso, mas, no final, não é. O ponto principal é que existe o incentivo para as pessoas vencerem o medo. O que ocorre na verdade é uma analogia em relação às aflições da vida e como é possível superá-los para que as pessoas façam o mesmo em suas vidas e seus negócios", pontuou o empresário.

André Kaercher, profissional que aplicou a dinâmica, explicou:

"São cacos de vidros de verdade. As esteiras de vidro são feitas com garrafas de bebidas em tamanho e espessura específicos, como garrafas de cerveja de 600 ml, sendo que algumas partes são descartadas antes da montagem justamente para garantir a segurança dos alunos".

O objetivo da atividade, de acordo com Kaercher, é "trabalhar na linhagem sistêmica a quebra de crenças limitantes e outras questões como a autoconfiança e a clareza para projetos de vida e carreira".

Coaching?

Embora o "ambiente de motivação" tenha semelhanças com o que é observado em cursos de coaching, André afirma que não é a mesma coisa:

"Apesar do coaching ter se popularizado e ser muito associado à linha motivacional, essa prática é considerada uma dinâmica de alto impacto aplicada por profissionais especializados chamados treinadores comportamentais. Aqui no Brasil ainda é uma profissão pouco conhecida, mas com muito potencial".

Ao menos no contexto do coaching, a Sociedade Latino-Americana de Coaching questiona a credibilidade do glasswalking:

"Fuja de cursos que possuem dinâmicas como: quebrar madeira, andar na brasa, entortar barra de ferro no pescoço, caminhar sobre cacos de vidro, entre outras. Isto também não é coaching".

Grupo Black

Foto: Reprodução

No site pessoal de Samuel, havia uma seção dedicada ao Grupo Black, como é possível ver na página inicial. No entanto, a página saiu do ar. (imagens acima)

Segundo informações do site, os encontros acontecem três vezes ao ano. A dinâmica de caminhar sobre cacos de vidro é destacada na campanha. "Imagine você compartilhando estratégias com empreendedores que faturam múltiplos dígitos em seus negócios", diz a propaganda.

Página na internet do Grupo Black destaca dinâmica de caminhar sobre cacos de vidro — Foto: Reprodução

VEJA O VÍDEO AQUI

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem