Operação do Ministério Público do ES apura crimes em ambiente virtual contra crianças e prende suspeito em cidade do PE


MPES deflagra a Operação Cordel de Flandres

Familiares, amigos e todas as pessoas que convivem com crianças e adolescentes devem estar atentos aos sinais de violação de direitos desse público (Foto: Banco de Imagens)

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Linhares, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e colaboração do Gaeco do Ministério Público do Estado de Pernambuco, deflagrou nessa sexta-feira (12/05) a Operação “Cordel de Flandres”.

A investigação tem a finalidade de apurar a ocorrência de crimes praticados contra crianças em ambiente virtual que resultaram em aliciamento, assédio, instigação e constrangimento para induzi-las a disponibilizar conteúdo erótico através de fotografias ou vídeos.

A operação cumpriu um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão na cidade Garanhuns, no Estado do Pernambuco, os quais foram expedidos por juiz da 4ª Vara Criminal de Linhares.

Os trabalhos de investigação comprovaram que o investigado mantinha contato com as vítimas (crianças) em redes sociais, inicialmente, visando estabelecer uma relação de confiança. Em seguida, incitava e/ou coagia as vítimas para que fornecessem conteúdo pornográfico sob ameaça de revelar o material para terceiros.

As investigações tramitam sob sigilo e continuam com a análise do material apreendido. 

A operação acontece no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


Da Redação / Com informações do MPES



Postagem Anterior Próxima Postagem