Os alimentos que você NÃO deve comprar no mercado, segundo especialistas

Descubra os alimentos que você deve evitar no supermercado para manter uma alimentação saudável. Dicas de especialistas!

Os profissionais de segurança alimentar e técnicos de ciência de alimentos são responsáveis por aplicar uma série de diretrizes. Essas, por sua vez, vão garantir que tudo relacionado a alimentos seja feito de forma correta. Vale dizer que essa análise é feita, desde a forma como o alimento é obtido e embalado, até como é armazenado e distribuído pelo país.

Eles trabalham duro para tirar o peso das costas dos consumidores e, assim, permitem que as pessoas possam comprar o que querem sem se preocupar com a segurança. Quando ouvimos falar de surtos de salmonella ou E.coli, por exemplo, esses profissionais correm para identificar e isolar o problema.

Mas não é só isso, através desses especialistas, também é possível contar com outros cuidados que a saúde alimentar agradece. Confira quais são!

Evite comprar leite não pasteurizado

Provavelmente você já ouviu falar sobre o leite não pasteurizado, também conhecido como leite cru. Esse é o leite que não passou por um processo de aquecimento para matar os patógenos que podem causar doenças.

Apesar de ser proibido em alguns países, existem muitos outros no qual é permitido a venda. No Brasil, no entanto, é proibido, mas, mesmo assim, tem pessoas que ainda conseguem comprar esse leite.

O leite cru pode apresentar riscos para a saúde por conta dos germes nocivos que podem se desenvolver nele, como salmonella, E. coli, listeria e brucella.

Não compre produtos pré-cortados

Se você adora comprar produtos pré-cortados, é importante saber que eles podem trazer algum risco para sua saúde. Uma pesquisa mostrou que produtos pré-cortados crus apresentam a mesma quantidade de risco microbiano que brotos.

Isso porque a pessoa que cortou os produtos pode não ter seguido as melhores práticas de higiene. E enquanto os alimentos embalados têm que passar por um processo rigoroso por lei, os alimentos produzidos ou tratados no local não necessariamente o fazem.

Fuja de alimentos com aparência e/ou cheiro comprometidos

Nunca arrisque sua saúde com alimentos embalados que parecem inseguros ou com um cheiro estranho. É importante verificar se as embalagens estão em boas condições para garantir a integridade do produto.

Um alerta especial para as latas amassadas, pois elas podem comprometer a qualidade do alimento.

Quando o assunto é carne ou frutos-do-mar, confie sempre no seu nariz. Se sentir um cheiro ruim ou muito forte de peixe, é melhor não arriscar, pois pode estar estragado.

Ah, e fique de olho nas datas de validade dos produtos frescos! Isso ajuda a entender quando a qualidade começa a cair e a evitar possíveis surpresas desagradáveis.

Fonte: Escola Educação

Postagem Anterior Próxima Postagem