Posso limpar o ouvido com cotonete? Médico explica o que fazer



Afinal é correto ou não limpar os ouvidos com cotonete?

As pessoas de média idade facilmente se lembrarão daquela famosa propaganda de TV que mostrava um senhor, enrolado na sua toalha, saindo do banho cantarolando e lançava mão das famosas hastes flexíveis para limpar e enxugar os ouvidos.

Com o tempo a cultura de que as hastes flexíveis tinham como principal função a limpeza do conduto auditivo ganhou espaço na sabedoria popular.

Existem também aquelas pessoas que preferem utilizar clipes de papel, tampa de caneta ou até a chave do carro, para remover o excesso de cerume, que pode se acumular no conduto auditivo.

Porém, há quem diga que não é correto utilizar esses instrumentos para a limpeza do ouvido.

Afinal o que é o certo? Como devo fazer para manter os meus ouvidos limpos e saudáveis?

O conduto auditivo externo tem a sua pele recoberta pelo cerume, que é uma substância secretadoa por glândulas da pele do canal, com função de manter o equilíbrio das bactérias normais da pele, controlar o PH e a umidade do epitélio do canal e evitar o acúmulo de água nessa região.

Pesquisa científicas comprovam que a pele do conduto auditivo cresce de maneira organizada, das camadas mais profundas para o pavilhão auricular.

Portanto, esse crescimento direcional contribui para a eliminação do excesso de cerume, que pode se acumular no conduto. A fisiologia normal do ouvido ocorre de maneira que o cerume, produzido no interior do canal, seja eliminado espontaneamente, para a região do pavilhão auricular.

As manipulações com objetos externos, na tentativa de remoção do excesso, na grande maioria das vezes, levam ao acúmulo de cerume no interior do canal, pois, quando introduzimos esses objetos, eles terminam por empurrar excesso de cerume para as regiões mais profundas do canal, ainda que saia uma pequena quantidade de cerume na ponta do objeto, nos dando a falsa sensação de que estamos fazendo uma limpeza adequada do canal.

Algumas pessoas tem uma produção excessiva, que leva ao acúmulo de cerume no canal. Essa situação pode ser prejudicial, levando a sensação de surdez, dor no ouvido, zumbido, sensação de pressão na cabeça, acúmulo de água no interior do canal e até crises de tontura.

Também são fatores que levam ao acúmulo de cerume: a utilização de aparelho auditivo, ponto eletrônico, fones de ouvido intra-auriculares e de equipamentos de proteção auricular, tipo plug, por pessoas que trabalham em áreas de exposição a ruídos intensos.

Nesses casos, a atitude correta é procurar um médico otorrinolaringologista periodicamente, para realizar a remoção do excesso, com técnicas e instrumental adequados para o procedimento.

A melhor maneira de mantermos a quantidade de cerume do conduto auditivo adequada é utilizarmos o dedo para limpar a entrada do canal durante o banho e enxugarmos com a toalha, tendo como limite a região onde o nosso dedo alcance.

O cerume em quantidade adequada é muito importante para manutenção de uma pele saudável no conduto auditivo externo.
Fonte: Vida Saudável


Postagem Anterior Próxima Postagem