Professor é preso com fotos e vídeos de exploração sexual infantil

A prisão aconteceu durante a Operação Observante II deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (10)

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Um professor desempregado de 58 anos foi preso durante uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quarta-feira (10), em Vitória, por manter imagens de exploração sexual infantil no celular. Além da prisão, durante a operação também foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

A prisão do professor aconteceu durante a Operação Observante II, que tem como objetivo, combater a posse e difusão de arquivos de exploração sexual de crianças através da internet.

A operação contou com a participação de cinco policiais federais que cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do investigado, em Vitória, que resultou na sua prisão em flagrante e na apreensão de equipamento de mídia no local.

Os materiais passarão por perícia para a elaboração de um laudo que deve identificar os arquivos desta natureza que são armazenados e compartilhados e se existe algum indicativo de abuso sexual ou outros suspeitos praticando o delito.
Entenda como funciona o caso

Graças ao rastreamento da rede mundial de computadores realizado pela Polícia Federal, bem como afastamento do sigilo telemático dos IPs (endereço de acesso ao site) foi detectado o usuário que recebeu e pode ter compartilhado arquivos com o conteúdo de exploração sexual infantil.

As investigações tiveram início após um trabalho permanente de vigilância na internet em que foi verificado um total de arquivos entre imagens e vídeos, vinculados ao investigado, contendo conteúdo proibido.
Crimes investigados

De acordo com a Polícia Federal, os investigados na operação vão responder responderão pelos crimes de compartilhamento de arquivos contendo pornografia infantil, presente no art.241-A da Lei 8.069/90, em que a pena varia entre 02 a 06 anos de reclusão e poderão ainda responder pelo crime de posse de arquivos, no caso de flagrante, quando do cumprimento da busca, presente no art.241-B cujas penas variam de 01 a 04 anos de reclusão.

Fonte: Folha Vítoria 

Postagem Anterior Próxima Postagem