Saiba quais são os sintomas da falta de algumas vitaminas e minerais

O cansaço persistente pode ser um indicador da deficiência desses suplementos

Foto: Reprodução/Freepik - @yanalya

O cansaço persistente nem sempre é consequência de uma noite mal dormida ou muitas tarefas para realizar. Ao analisar o quadro, diversas causas podem ser consideradas, principalmente a deficiência de vitaminas e minerais essenciais.

De acordo com a nutricionista capixaba Déborah Zanotti, as vitaminas auxiliam no sistema imunológico, metabolismo, além do crescimento e desenvolvimento de tecidos e estruturas, como pele, unhas e cabelos.

Já os minerais são essenciais são necessários à manutenção dos tecidos do corpo humano pois garantem as funções vitais, como a digestão, absorção e destoxificação hepática. Os mineiras atuam também na conservação do sistema nervoso central.

Ainda segundo a especialista, alguns sintomas gerais da falta destes suplementos são o cansaço, irritabilidade e queda de cabelo, podendo comprometer de forma severa a qualidade de vida.

Ficou em dúvida sobre qual é a causa da fraqueza e indisposição? Confira a lista abaixo para saber quais são os sintomas mais comuns quando há deficiência de alguns minerais e vitaminas:

Falta de ferro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Déborah Zanotti explicou que o ferro é utilizado para o fortalecimento do cabelo e das unhas, além de melhorar a função cerebral auxiliando no transporte de oxigênio dentro do corpo.

"A falta deste mineral ocasiona a infame anemia ferropriva, podendo provocar fadiga, fraqueza no corpo, dores de cabeça e aumento da sensibilidade no frio", disse.

Como obter?

Para obter o ferro, boas fontes são sementes de abóbora, espinafre, sementes de girassol, beterrabas e folhas de beterraba, bem como carnes vermelhas.

Falta de vitaminas do complexo B

Foto: Divulgação / Pexel

As vitaminas do complexo B são ao todo 8, sendo elas: B, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. "De forma resumida, essas vitaminas são responsáveis pela imunidade, saúde da visão, cabelos, pele e sistema nervoso", explicou a especialista.

A falta de qualquer uma das vitaminas deste complexo pode ser notada devido a uma série de sintomas, como irritabilidade, insônia, indisposição e lesões do sistema bucal.

Como obter?

As 8 vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diversos alimentos, como cereais integrais, castanhas, amendoim, aveia, ameixa, banana, abacate, lentilha, feijão, soja, peixes e fígado.

Falta de vitamina D

Foto: Reprodução/ Freepik

A ingestão de vitamina D pode prevenir a osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, e câncer. A nutricionista explicou ainda que um dos principais sinais de deficiência é o cansaço e a dificuldade para perder peso.

Como obter?

A vitamina D é obtida principalmente pela exposição ao sol e pelo consumo de alimentos como leite, queijo, peixes, ovos e alguns cogumelos.

Falta de magnésio

Foto: Divulgação

"O magnésio é extremamente eficaz no tratamento de doenças como fibromialgia, dor crônica, artrite, espondilite anquilosante, fadiga, constipação, insônia, enxaqueca, TPM, câimbras, hipertensão, ansiedade, falta de foco, entre outros", destacou Déborah.

A falta do mineral pode ocasionar cãibras, dores musculares, perda de apetite, náuseas e sonolência.

Como obter?

O magnésio é encontrado em uma variedade de alimentos, como abacates, nozes, amêndoas, leguminosas, peixes gordurosos, chocolate amargo e sementes de abóbora.

Alimentação é a chave

Para evitar deficiências nutricionais como as listadas acima, manter uma alimentação equilibrada é a chave. No entanto, caso haja a suspeita de deficiência de algum suplemento, é recomendável buscar ajuda profissional, pois existem diferentes casos e consequências.

Suplementação

Acerca da necessidade de orientação profissional, Déborah explicou ainda que, quando necessária a ingestão de suplementos, deve-se consultar um nutricionista que entenda do assunto.

"O profissional vai trazer a suplementação eficaz, porque algumas vitaminas e minerais não são bem absorvidos pelo corpo em qualquer forma, a exemplo da vitamina D, que é obtida principalmente pela luz solar", destacou.

A nutricionista explicou ainda que entre as mais diversas formas de ingestão, a sublingual em solução lipofílica é a que tem melhor absorção do corpo. "Porque quando se fala em nutrientes, não se considera apenas a ingestão, mas também a absorção".

"Um nutricionista que entenda do assunto ira realizar as adequações individuais e saber a melhor forma de manipular este nutriente para seu corpo absorver", finalizou.

Fonte: Folha Vitória - Com informações do R7

Postagem Anterior Próxima Postagem