Nova linha de transmissão de energia no ES vai criar 4,8 mil empregos

Investimentos em linhas de transmissão vão criar 4 mil empregos no ES, na Bahia e em Minas Gerais. (Aneel/Divulgação)Investimentos em linhas de transmissão vão criar 4 mil empregos no ES, na Bahia e em Minas Gerais. (Aneel/Divulgação)

O Espírito Santo vai ganhar, em breve, uma nova linha de transmissão de energia. Está marcado para 30 de junho um leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a construção de 6.184 km de linhas de transmissão no país, totalizando R$ 15,8 bilhões em investimentos. Um dos lotes principais vai ligar o Espírito Santo à Bahia.

O lote 5 prevê uma linha com 1.006 quilômetros de extensão ao todo. Ela vai ligar a subestação de Viana, na Grande Vitória, e a de João Neiva, no interior capixaba, até as subestações de Medeiros Neto, Poções e Morro do Chapéu, sendo essas três no Estado da Bahia.

O linhão vai cortar 19 municípios capixabas, cinco em Minas Gerais e 34 na Bahia. A Gazeta apurou que apenas o investimento para fazer a ligação elétrica entre essas cidades será de R$ 2,68 bilhões, com potencial de gerar 4.883 empregos nos três Estados.

O primeiro trecho, entre Viana e João Neiva, terá 78 quilômetros. E de João Neiva a Medeiros Neto (BA), serão 276 quilômetros. Outros 652 quilômetros serão entre Medeiros Neto e Morro do Chapéu.

O prazo para conclusão do investimento, a partir do leilão, é de 66 meses. Atualmente, a minuta de edital do leilão está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é que o edital seja aprovado pela diretoria da Aneel em maio de 2023.

De acordo com a agência, o objetivo da nova linha de transmissão é atender a grandes projetos de usinas de energia solar e eólica previstos para essa região do país nos próximos anos, o que demandará maior infraestrutura energética para escoamento da geração.

No edital, a agência informou que a finalidade é fazer a "expansão do sistema de transmissão da área sul da Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo para fazer frente à expectativa de contratação de elevados montantes de energia provenientes de empreendimentos de geração renovável na região com destaque para as usinas eólicas e solares".

O leilão também prevê outros oito lotes, totalizando uma expectativa de geração de 29.400 empregos. Segundo as áreas técnicas envolvidas, o leilão provavelmente atrairá o maior montante de investimentos já alcançado por um certame do gênero promovido pela agência.

Lotes previstos no leilão 01/2023 da Aneel:
  • BA/MG - Linha de transmissão com extensão de 1.116 km
  • BA/MG - Linha de transmissão com extensão de 1.614 km
  • MG - Linha de transmissão com extensão de 349 km
  • MG - Linha de transmissão com extensão de 303 km
  • ES/MG/BA - Linha de transmissão com extensão de 1.006 km
  • BA/SE - Linha de transmissão com extensão de 714 km
  • MG/RJ - Linha de transmissão com extensão de 1.044 km
  • PE - Linha de transmissão com extensão de 38 km
  • SP - Aumento de capacidade da subestação Água Vermelha, em Iturama
Fonte: A Gazeta


Postagem Anterior Próxima Postagem