Saideira? Pense de Novo! 4 Riscos do Consumo Exagerado de Cerveja

Esquece a ‘saideira’! 4 efeitos perigosos do consumo excessivo de cerveja.

O álcool é uma substância psicoativa, que interfere diretamente no funcionamento do sistema nervoso central. Em razão dos seus efeitos de aumento no estado de euforia e relaxamento, muitas pessoas utilizam a bebida socialmente. Porém, o uso excessivo de álcool pode acarretar problemas.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, há uma série de fatores que influenciam no uso do álcool, como cultura, desenvolvimento econômico e até a própria disponibilidade da bebida. Quanto mais fácil, maior pode ser o consumo.

Naturalmente, não há nenhum problema no consumo moderado de bebidas alcoólicas. Mas, é preciso ficar atento, porque o desenvolvimento de doenças associadas à bebida se relaciona principalmente com a quantidade consumida e o padrão adotado no uso.

Dessa forma, quanto maior o volume de álcool ingerido, e com maior frequência, maiores são as chances de aparecimento de problemas físicos, psicológicos e até lesões.

Principais problemas causados pelo uso excessivo de álcool no organismo

Desenvolvimento de doenças no fígado

O álcool é metabolizado no fígado. Isso significa dizer que este órgão quebra as moléculas da bebida, portanto, é o mais afetado pelo consumo em excesso da substância.

Problemas como acúmulo de gordura no fígado, hepatite alcoólica e cirrose são uma das consequências do álcool em excesso, que pode levar à insuficiência hepática e até à morte.

Problemas gastrointestinais

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas causada pelo aumento na produção de enzimas por este órgão. O motivo? Beber em excesso.

No mesmo sentido, o impacto do álcool nos outros órgãos do sistema digestivo, como estômago, pode dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo, com desenvolvimento de quadros como úlceras.

Interferências no cérebro

O álcool atua diretamente no sistema nervoso central e interfere diretamente no funcionamento do cérebro, com alterações na coordenação motora, capacidade de equilíbrio, reflexos e raciocínio.

Beber em excesso também prejudica o sono e pode contribuir para desenvolvimento de dependência química e emocional associada à substância.

Câncer

Estudos científicos afirmam haver uma relação entre consumo de álcool e desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como fígado, estômago, colorretal e boca e laringe.

Problemas cardiovasculares e circulatórios

Artérias e vasos sanguíneos são afetados pelo consumo excessivo de álcool, com aumento no risco de desenvolver arritmias, hipertensão e até mesmo acidente vascular cerebral.

Anualmente, estima-se que 3 milhões de pessoas em todo mundo venham a óbito em virtude do consumo de álcool. Por esse motivo, é preciso beber com moderação e prestar atenção se você tem alguma vulnerabilidade que possa aumentar as chances de dependência.

Fonte: Agência Texty

Postagem Anterior Próxima Postagem