"Sextou": veja a lista das 10 gírias mais faladas por brasileiros

Entre os achados estão as mais faladas, como o famoso "sextou", que lidera a listagem com 74%, seguido de "treta" (64%), "zueira" (62%) e "trocar ideia" (62%)

Foto: pexels

Seja em casa, na Internet, com os amigos, colegas de trabalho ou familiares, as gírias dominam o jeito que as pessoas se comunicam e faz parte do dia a dia dos "manos" e dos "parças" no Brasil. Quem fala essas expressões pela "zueira" ou porque quer "biscoito" está "hitando", no "hype" e é um "ícone".

Diante de tantas palavras novas - muitas, ainda pouco conhecidas - a plataforma online de idiomas Preply fez uma pesquisa com os termos mais usados, principalmente pelos jovens brasileiros. O levantamento foi realizado em abril, com 1.584 participantes das cinco regiões do Brasil

Entre os achados estão as mais ditas pela turma, como o famoso "sextou", que lidera a listagem com 74%, seguido de "treta" (64%), "zueira" (62%) e "trocar ideia" (62%).

Apesar de serem bastante utilizadas pela população, as mesmas gírias podem ser irritantes ou causar um certo desconforto em algumas pessoas.

A plataforma descobriu ainda que 43% dos entrevistados acham chato o uso de jargões durante uma conversa, sendo "ranço" a palavra mais odiada por elas, com 30%, seguida de "lacrou" (29%), "abestado" (28%) e "crush" e "sextou", empatadas com 25%.

De acordo com o levantamento, de maneira geral, as mulheres se sentem mais aptas para usar gírias do que os homens, sendo que ambos já precisaram consultar online pelo menos uma vez o significado de algum jargão para entender o que ele significava.

Já 33% dos entrevistados enfrentaram um "perrengue" e tiveram que perguntar para uma pessoa mais jovem sobre o sentido de uma dessas expressões.
Gírias "bombam" no TikTok e Instagram

Mas onde você pode ficar por dentro de tudo isso? Conforme a pesquisa da plataforma, o principal lugar em que os brasileiros descobrem novos termos é na Internet (64%), atrás apenas do aprendizado com amigos (70%), seja ele virtual ou presencial.

Quando o assunto é rede social, o TikTok e o Instagram dominam a preferência de onde aprender esses jargões, sendo que estão quase empatadas em 55% e 54%, respectivamente.

Já o terceiro local preferido dos internautas é o Twitter (22%). Além disso, o levantamento mostrou que 38% conhecem gírias em filmes e séries e 14% com músicas.

"As redes sociais vieram para popularizar ainda mais o uso de gírias no país e, não por acaso, é por lá que vemos o surgimento de jargões e expressões. Algumas, inclusive, são derivadas do inglês e de outros idiomas. Ademais, existem os termos que mudam de região para região, como 'arretado', 'borodogó' e 'tri'. Isso só nos mostra a enorme diversidade linguística que há no Brasil", afirma o gerente de sucesso de alunos na Preply, Mustafa Ali Sivisoglu.

Confira a lista das 10 gírias mais faladas no Brasil e os seus significados:

1- Sextou (comemoração da chegada da sexta-feira)

2- Treta (confusão, briga)

3- Zueira (brincadeira, bagunça)

4 - Trocar ideia (conversar)

5 - Crush (pessoa que desperta atração em outra)

6 - Perrengue (quem está adoentado ou enfraquecido)

7 - Firmeza (alguém ou algo positivo)

8 - Lacrou (arrasou)

9 - Abestado (bobo, tolo)

10 - Ranço (incômodo, desprezo)

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem