Traficantes instalavam câmeras em casas para vigiar rivais e policiais


Os traficantes, segundo a polícia, instalavam câmeras em casas de moradores para acompanhar a movimentação nas entradas e saídas da região

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil realizada em combate ao tráfico de drogas e aos homicídios que têm ocorrido em Pedro Canário descobriu um esquema utilizado pelos criminosos para monitorar a movimentação da polícia e de grupos rivais.

De acordo com a polícia, os traficantes instalavam câmeras de videomonitoramento nas entradas e saídas do bairro Canarinho.

"Percebemos câmeras muito modernas em casas humildes. Os moradores, ao conversar com os policiais, disseram que as câmeras não eram deles. Fizemos a apreensão de diversas câmeras de videomonitoramento que vigiavam a entrada e saída do bairro e a parte interna. O tráfico de drogas monitorava, não somente as ações da polícia, mas também de traficantes rivais", explicou o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Dutra.

O grupo usava as imagens para vigiar a movimentação na região. Os criminosos, segundo a polícia, obrigavam os moradores a instalar os equipamentos.

"O tráfico, pelo que podemos entender, obriga o morador que ponha aquela câmera. O traficante, na casa dele, consegue monitorar o trabalho da polícia e também ataques de gangues rivais", disse o delegado.

Durante a operação realizada na última sexta-feira (28), a polícia também apreendeu duas submetralhadoras semi-industriais e uma porção de drogas.

As ações no município iniciaram devido ao alto índice de homicídios para a região.

"Em Pedro Canário, tivemos três homicídios em janeiro, três em fevereiro e três em março. Pelo recorte, víamos que tinha um envolvimento com o tráfico de drogas muito forte. Pensamos uma operação constante na cidade. Solicitamos ao delegado-geral para que os cinco policiais civis ficassem permanentemente na cidade fazendo operações ao invés de se descolar para a grande regional, que é em São Mateus", explicou Fabrício.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, explicou que a corporação pagou policiais de folgas para reforçar o efetivo na região. Os policiais realizaram diversas buscas por criminosos.

Segundo a polícia, em abril, apenas um homicídio foi registrado na cidade e ele não teria relação com o tráfico de drogas.

Durante a operação realizada na última semana, a polícia também prendeu um suspeito de tentar matar uma adolescente, de 14 anos, em Linhares, e um homem suspeito de cometer furtos em Pedro Canário.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem