Uma gigante barragem de concreto na China impacta a rotação terrestre

Saiba como a barragem gigante na China está afetando a rotação da Terra. Entenda os detalhes por trás desse fenômeno.

A represa das Três Gargantas, localizada na China, impressiona com sua capacidade incrível de armazenar 42 bilhões de toneladas de água quando estiver totalmente operacional. Entretanto, seu impacto vai além disso. Cientistas afirmam que essa imensa quantidade de água concentrada em um único local poderia afetar a rotação da Terra, resultando em dias ligeiramente mais longos.

A barragem, construída com aço e concreto, possui impressionantes dimensões de mais de 2,3 km de comprimento e cerca de 182 metros de altura, tornando-se um assunto amplamente discutido na imprensa internacional.

Sobre a barragem gigante na China

Reprodução

A barragem das Três Gargantas, construída nos desfiladeiros Outang, Wu e Xiling, foi idealizada por Sun Yat-Sen como um meio de impulsionar as indústrias manufatureiras na China.

Após várias interrupções, a construção foi concluída em 2012, com um custo significativo e controvérsias ambientais e políticas. A barragem abriga uma diversidade de vida selvagem, mas também enfrenta desafios, como a erosão que ameaça a vida animal e a pesca no Mar da China Oriental.

A represa atualmente abriga uma rica diversidade de vida, incluindo 6,4 mil espécies de plantas, 3,4 mil espécies de insetos, 300 espécies de peixes e mais de 500 espécies de vertebrados terrestres. No entanto, a erosão no reservatório tem causado deslizamentos de terra recentes, representando uma ameaça aos animais e quase paralisando importantes atividades pesqueiras no Mar da China Oriental.

A redução da rotação da Terra

Segundo a NASA, recentemente foi confirmado que essa imponente estrutura é responsável por retardar o movimento do nosso planeta. De acordo com os pesquisadores, esse fenômeno pode ser explicado pela 1ª Lei de Newton, também conhecida como o Princípio da Inércia. Ao reter uma imensa quantidade de água, a represa afeta a massa da Terra, resultando em um aumento mínimo na duração de um dia, de aproximadamente 0,06 microssegundos.

Apesar da descoberta ser fascinante, especialistas afirmam que essa alteração na rotação da Terra não é motivo de grande preocupação. Afinal, a duração dos dias já é naturalmente afetada por diversos fatores, como a influência da Lua, terremotos e até mesmo as mudanças climáticas que afetam o movimento do Polo Norte.

De acordo ainda com a NASA, a cada cinco anos, a duração de um dia na Terra aumenta em cerca de um milissegundo. Portanto, o retardamento de 0,06 microssegundos causado pela barragem das Três Gargantas é considerado praticamente irrelevante em termos de impacto no nosso cotidiano.

Fonte: Agência Velvet

Postagem Anterior Próxima Postagem