Vendedor de pastel ganha fama de bandido após ser alvo de fake news

As acusações começaram após um jornal divulgar as imagens de uma câmera de segurança em que a vítima estava procurando a casa de uma cliente que estava devendo a ele

Foto: Reprodução TV Vitória

Um vendedor de pastel de Ilha dos Bentos, em Vila Velha, foi acusado de ser um bandido e recebeu ameaças de morte após a circulação de uma fake news nas redes sociais.

As acusações e ameaças contra Wellington Luiz de Lima, de 42 anos, começaram a circular depois que um jornal da cidade divulgou as imagens de uma câmera de videomonitoramento em que a vítima estava procurando a casa de uma cliente que estava devendo R$ 40 a ele.

De acordo com a vítima, uma mulher havia comprado pastel em sua barraca, mas não tinha o dinheiro para o pagamento. Assim sendo, ela o autorizou a ir no serviço dela cobrar o valor pendente.

No dia seguinte, ainda de acordo com Wellington, ele foi à procura da cliente contudo, errou o endereço. Após o episódio, o vendedor recebeu a notícia de que estava sendo acusado de ser um criminoso que estava circulando na região.

"Cheguei a receber ameaças de morte e tive que ficar dias sem ir trabalhar", desabafou o vendedor.

Procurado, o jornal informou, por nota, que o vídeo foi publicado sem que houvesse identificação do indivíduo e, quando um perfil identificou quem era o homem das imagens, o conteúdo foi retirado do ar.

O advogado da vítima, Phelippe Zanotti, especialista em crimes cibernéticos, assegurou que vai entrar na Justiça com uma ação indenizatória e com processo de retratação.
"Nós queremos uma retratação pública, pois retirar o vídeo do ar não é suficiente para limpar a imagem da vítima. O dono da página precisa gravar um vídeo com Wellington explicando todo o equívoco e garantindo a sua inocência", explicou o advogado.
Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem