VÍDEO | Aeronave de Igreja é pega pela PF com 290 quilos de supermaconha


A carga ocupava todo o espaço disponível na aeronave e o forte cheiro que emanava do avião indicava que a maconha já estava presente há horas. O flagrante ocorreu em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém

Foto: Comunicação da Policia Federal no Pará

​A Polícia Federal prendeu, na manhã do último sábado (27), um homem que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk, mais conhecida como supermaconha, para o município de Petrolina, no estado de Pernambuco, nordeste brasileiro. 

A droga seria levada em um avião monomotor da Igreja Quadrangular. A instituição se manifestou por meio de nota, neste domingo (28), e disse que, assim que tomou conhecimento das atitudes suspeitas de um ex-funcionário, acionou a PF para tomar as providências cabíveis.

De acordo com informações da Polícia Federal, o flagrante foi feito em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém, onde a aeronave aguardava decolagem. Conforme a PF, a droga ocupava todo o espaço que sobrava no avião, depois dos lugares do piloto e passageiro.

A partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF, soube-se que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo para Petrolina (PE). Minutos antes da decolagem, prevista para às 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave.​​

Ao ver a polícia, tentou fugir, mas foi alcançado. Ainda de acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, forte odor indicava que o avião já estava carregado havia horas, no aguardo da decolagem.

Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto. O homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas. O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do preso.

A droga seria levada de avião monomotor para fora do Estado. O forte odor indicava que o avião já estava carregado havia horas, no aguardo da decolagem (Divulgação/Assessoria de Comunicação da Policia Federal no Pará)

Logo após a prisão e apreensão, houve grande especulação nas redes sociais de que o avião seria de propriedade da Igreja Quadrangular. A instituição se manifestou no dia seguinte a prisão e por meio de nota confirmou ser dona da aeronave, bem como a autora da denúncia à PF.

“Um rapaz, que já prestou serviços de limpeza na aeronave, procurou o nosso piloto querendo fazer um voo para levar, segundo ele, algumas peças de trator para uma cidade do interior. Tarde da noite do dia 26, esse rapaz acessou a aeronave, sem autorização do hangar e nem nossa, e colocou a carga no interior da mesma”, inicia o comunicado da igreja.

“Quando soubemos que ele havia feito isso sem nossa autorização, achamos a atitude muito suspeita. Acionamos a Polícia Federal, fizemos a denúncia e pedimos as devidas providências. A PF prontamente agiu e a ação foi bem-sucedida. O rapaz foi preso e a carga foi apreendida. Foi aí que viemos saber qual era o conteúdo”, acrescenta a nota.

Fonte: Jornal o Liberal



Postagem Anterior Próxima Postagem