Novo livro mostra 13 sinais secretos que os gatos dão aos seus donos

Pode ser uma abanada de rabo ou mudança no bigode, mas esses movimentos querem dizer alguma coisa

Com ajuda de especialistas em comportamento animal, escritora revelou mais sobre os sinais corporais dos gatos - Foto: LTim | Shutterstock / Portal EdiCase

Uma escritora maiala amante de gatos resolveu pesquisar a fundo a comunicação com eles. Em seu novo livro "Kitty Language: An Illustrated Guide to Understanding Your Cat" (Idioma felino: Um guia ilustrado para entender seu gato), a autora Lili Chin explica como interpretar os movimentos desses pets com a ajuda de especialistas em comportamento animal.

Os donos de gatos costumam brincar dizendo que eles são criaturas ariscas e solitárias que passam seus dias planejando meios de explorar os humanos. Mas tudo isso não passa de especulações.

O livro de Chin afirma que, quando os pets querem nos dizer alguma coisa, seus movimentos são sutis como balançar os bigodes, rabo, rosto ou emitir outros tipos de linguagem corporal.
Como os gatos se comunicam

Pesando em facilitar o entendimento dos movimentos dos felinos, Lili demonstrar em sua obra como os donos podem compreender os gatos. Veja alguns sinais abaixo e o que podem significar:

Urinar em objetos ou na parede

Isso quer dizer que seu gato está se sentindo estressado ou inseguro, talvez devido a mudanças em seu ambiente. Ao espalhar seu próprio cheiro pela casa, ele está tentando fazer com que a área pareça um lar novamente.

Esfregar o rosto em qualquer lugar

Ao fazer isso, o animal está transferindo sinais químicos de suas glândulas faciais e dos pés para que se sinta confortável naquele espaço, para marcar o território e demonstrar que o gato esteve ou mora ali.

Chicotear o rabo

Se por um lado os cães abanam o rabo quando estão animados, o gato balança o rabo de um lado para o outro quando está sobrecarregado, superestimulado ou frustrado.

Bigodes para a frente

Mesmo os pequenos movimentos de seus bigodes podem indicar o humor de um gato. Quando estão espalhados para a frente e longe do rosto, o felino fica curioso ou animado.

Bigodes para trás

Já quando os bigodes são empurrados para trás e agrupados, o pet pode estar se sentindo ansioso ou sobrecarregado e não quer que seus fios do rosto sejam tocados.

Rabo trêmulo

Perceber que a calda de seu gato está em pé e trêmula significa que ele está se sentindo extremamente feliz, tonto ou animado.

Orelhas para baixo

Alguma vez você já percebeu as orelhas do gato achatadas para baixo? Isso significa que ele está assustado ou ansioso e não deseja ser abordado.

Autora resolveu escrever um livro desvendando os movimentos dos gatosFoto: Pixabay / Flipar

Ansiedade

Outro sinal de ansiedade inclui agachar-se perto do chão, mantendo a cauda baixa ou dobrada para baixo. Isso quer dizer que o gato está desconfortável.

Felicidade

Por outro lado, você pode dizer que seu gato está feliz e contente quando não há tensão no corpo ou no rosto e suas patas não estão tocando o chão.

Confiante

De acordo com o livro, um pet confiante avançará com a cabeça na altura do ombro ou mais alto e a cauda em uma posição alta e suavemente curvada.

Perseguição

Quando o corpo do seu gato está próximo ao chão com o pescoço esticado para a frente, isso significa que ele está perseguindo alguma coisa, algum objeto ou inseto que está passando pela casa.

Assustado

Os gatos também ficam com medo e se encolhem. Com isso, eles se agacham, dobram suas cabeças e membros, mantendo todas as quatro patas no chão.

Inseguro

Se o seu gato parar de se mover e ficar ligeiramente agachado, mantendo a cabeça abaixo da altura do ombro, provavelmente está se sentindo inseguro ou cauteloso.

Fonte: Terra

Postagem Anterior Próxima Postagem