Polícia vai à casa de adolescente infrator cumprir mandado de busca e apreensão e encontra ele sendo velado pela mãe


Na manhã desta terça-feira (27), em Linhares, no Norte do ES, agentes das polícias civil e militar se depararam com uma mãe sozinha em casa velando o único filho, um adolescente de 15 anos.

Operação em Linhares, ES — Foto: Polícia Civil/Divulgação


O episódio triste e lamentável aconteceu na manhã desta terça-feira (27) no bairro Nova Esperança, em Linhares, no Norte do estado, durante uma operação de combate ao tráfico de drogas e homicídios, das polícias Civil, Militar e Penal quando os policiais, ao chegaram na casa do menor se depararam com a mãe sozinha em casa velando o único filho, um adolescente de 15 anos, envolvido com o tráfico de drogas.

De acordo com a Polícia Militar, o adolescente identificado como Laeverton Campos de Oliveira Filho foi morto a tiros na tarde de segunda-feira (26) e tinha mandado de busca e apreensão em aberto pelo crime de furto e roubo.

coronel Alexandre Ramalho, secretário estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, participou da operação e contou que quando policiais chegaram à casa do adolescente encontraram a mãe do menor sentada em uma cadeira velando o filho.

"Deixou a gente entrar na casa para ver se tinha alguma arma. Estava sozinha velando o filho no caixão. Ninguém. Nenhum amigo dele. É mais uma oportunidade de mostrar a tristeza de uma mãe que tem o filho envolvido com o tráfico", expressou o secretário.

"Ele ingressou no tráfico em janeiro deste ano e começou a mudar o comportamento. A mãe disse que perdeu o controle das ações dele. Percebia uma rivalidade forte dele com outras pessoas e o histórico de atirar em outras pessoas", disse Alexandre Ramalho.

Materiais para embalo de drogas foram encontrados escondidos no telhado casa.

A ação  denominada Operação "Descontaminação 5" contou com a participação de policiais civis, militares e penais e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão no bairro Nova Esperança, considerado o mais violento de Linhares.

Em 2023, foram registrados oito assassinatos no bairro, sendo três apenas somente neste mês. 80% das vítimas desses homicídios estão ligadas ao tráfico de entorpecentes.

Cápsula deflagrada — Foto: Reprodução/TV Gazeta

"O tráfico não para. Quando a gente fala em homicídios, 80% são vítimas ligadas ao tráfico de drogas. Tanto quem mata como quem morre está ligada ao tráfico. Uma faixa etária que preocupa muito é de 14 a 29 anos. Não temos como impedir que um menino de 14 anos esteja portando uma pistola e entre para o tráfico. Estamos falando da base: educação, programas sociais", disse o secretário.

O secretário ainda citou aumento da criminalidade no Noroeste do ES. "Estamos com esforços para combater o crime na Região Noroeste e em Linhares. Lamentavelmente, o crime migrou para o interior. Em determinados locais, a venda pode ser mais cara que na Grande Vitória. Onde começa a venda de entorpecente vamos ter a incidência do homicídio e não é uma peculiaridade só da Grande Vitória", finalizou Alexandre Ramalho.


Da Redação / Com informações do g1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem