O furacão Idalia atingiu a costa perto de Keaton Beach, em Big Bend, na Flórida, como uma tempestade de categoria 3, com ventos máximos sustentados de 190 km/h e rajadas ainda mais altas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). É a tempestade mais forte a atingir a região em mais de 125 anos.
Outras áreas que devem ser atingidas no estado são: Baía de Apalachee e Baía de Tampa. A tempestade iniciou uma marcha pela Flórida e pelas costas da Geórgia e da Carolina do Sul.
Idalia é o terceiro furacão a atingir a Flórida nos últimos doze meses, depois do furacão Ian em setembro de 2022 e do furacão Nicole em outubro de 2022.
Antes mesmo da chegada do furacão, mais de 115 mil pessoas estavam sem energia no estado. A maior parte das interrupções ocorreu na região de Big Bend. Isso inclui o condado de Taylor, com cerca de 13 mil; condado de Dixie, com cerca de 10 milinterrupções; e Levy County, com cerca de 8 mil.
Mais cedo, o governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu para que as pessoas que atendam aos avisos das autoridades de emergência para se protegerem e “não brincarem com esses ventos”.
“Esse nível de tempestade é uma ameaça à vida. Não saia no meio desta tempestade. Se estiver calmo onde você está, pode ser que as condições mudem muito rapidamente. Então, onde quer que você esteja, agache-se e não tome nada como garantido aqui. Esta é uma tempestade muito, muito poderosa”, disse na manhã desta quarta-feira (30).
“Apenas agache-se até que ela passe por você. Você não quer brincar com esses ventos. Haverá coisas voando por todo lado”, reforçou.
Fonte: CNN