Árvore chama atenção ao se transformar em gigantesco ninhal

 Fezes das aves deixaram o asfalto, folhas e calçada "pintados de branco"

Asfalto "pintado de branco" por conta das fezes das aves - Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Dia da Árvore é celebrado anualmente em 21 de setembro em todo o Brasil. A data tem uma celebração especial em Campo Grade, que é reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do mundo.

Uma árvore chama atenção e desperta curiosidade de quem passa pela esquina das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Joaquim Murtinho, no centro de Campo Grande: abriga dezenas de aves em diversos ninhais. As fezes dos animais “pintaram de branco” o asfalto, calçada e as folhas.

Além disso, quem trabalha próximo ao local, consegue perceber um verdadeiro “coral” do canto dos pássaros.

Confira a galeria de fotos:

Foto: Gerson Oliveira

Foto: Gerson Oliveira

Em entrevista ao Correio do Estado, o biólogo Pedro Isaac Vanderlei de Souza afirmou que é comum animais terrestres usarem a árvore como abrigo, pois é uma fonte de alimentos e proteção.

“As aves têm uma facilidade devido ao voo, que torna as árvores mais acessíveis. É um ambiente de movimentação tridimensional, então você não vai apenas para frente, trás e para os lados, mas para cima também. São fontes de alimento, fornecendo frutos, folhas, flores e sementes. É bastante vantajoso pra um animal pequeno estar numa árvore”, explicou o biólogo.

“Não é toda ave que se abriga em árvore, por mais que possa voar. Um bom exemplo disso são os quero-queros e as corujas buraqueiras que a gente vê o tempo todo na cidade. Por mais que possam voar, alto até, não se abrigam em árvores e ficam sempre no chão, seja pra formar ninhos, seja pra procurar alimento ou dormir”, complementou.

TREE CITY OF THE WORLD

Campo Grande foi reconhecida, pelo quarto ano consecutivo, como Tree City of The World (Cidade Árvore do Mundo, em português), pelo Arbor Day Foundation.

A nível nacional, a Capital sul-mato-grossense divide o título com São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), Araucária (PR), Cianorte (PR), Corderópolis (SP), Fortaleza (CE), Guarujá (SP), Hortolândia (SP), Ivaiporã (PR), João Pessoa (PB), Marialva (PR), Maringá (PR), Monte Alto (SP), Niterói (RJ), Paranaguá (PR), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

A nível internacional, divide com várias cidades da Espanha, França, Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Reino Unido, Colômbia, Austrália, Suécia, Canadá, México, Itália, Peru, Chile, entre outros países.

O programa Tree Cities of the World reconhece cidades que se esforçam em manter e conservar áreas arbóreas e florestas. Para ser considerada como uma Cidade da Árvore, o local deve atender os seguintes quesitos:
  • Possuir lei ou uma política oficial que rege o manejo de florestas e árvores
  • Ter um inventário atualizado ou avaliação dos recursos arbóreos locais para que um plano eficaz de longo prazo para plantio, cuidado e remoção de árvores da cidade possa ser estabelecido
  • Ter uma declaração por escrito dos líderes da cidade delegando a responsabilidade pelo cuidado das árvores
  • Ter orçamento anual dedicado para a implementação rotineira do plano de manejo de árvores
  • Realizar uma celebração anual de árvores para conscientizar os moradores e reconhecer os cidadãos e funcionários que realizam o programa de árvores da cidade
IMPORTÂNCIA

Árvores são benéficas para a saúde do ser humano e para o equilíbrio do meio ambiente.

A planta é capaz de regular a temperatura do ambiente, oferecer conforto térmico, diminuir a poluição atmosférica, controlar a umidade, enfeitar a paisagem, melhorar a qualidade de respiração e promover o bom humor do ser humano.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, as árvores podem ter um efeito positivo no cérebro humano, especialmente nas regiões associadas à depressão. Isso sugere que passar mais tempo perto de árvores pode servir como um ato antidepressivo.

“As áreas urbanas, frequentemente dominadas por edifícios e concreto, têm um papel essencial na promoção do bem-estar psicológico da população. Incorporar uma maior presença de árvores e paisagens encantadoras nas ruas vai além do aspecto estético, podendo representar uma decisão deliberada de investir no equilíbrio mental da comunidade”, explicou a psicóloga Flávia Milanez de Farias.

PLANTIO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁRVORES

Em alusão ao Dia da Árvore, a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) promove uma série de atividades para valorizar a área verde da Capital e não perder a classificação de “Tree City of the World”. Confira a programação:

Dia 21 – Quinta-feira

9h – Distribuição de cinco mil mudas de árvores frutíferas, no sistema drive thru, na Central de Atendimento ao Cidadão – CAC.
14h – Início dos plantios de árvores da espécie Pau-brasil em escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta data será realizado o primeiro plantio na Escola Municipal Professor Arlindo Lima.

Dia 22 – Sexta-feira

8h30 – Plantio de árvores ao longo do canteiro central da Avenida Rita Vieira em parceria com o Instituto Arara Azul e, celebração ao Dia Municipal de Proteção das Araras, instituído pela Lei n. 6.567 que reconhece Campo Grande como a Capital das Araras.

Dia 23 – Sábado

8h – Plantio de árvores no canteiro central da Avenida Amaro Castro Lima, bairro Nova Campo Grande.

Dia 27 – Quarta-feira

8h – Visita Técnica ao Viveiro Municipal Flora do Cerrado. Assinatura do Termo de abertura do projeto para implantação do Sistema Arbolink e Assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Organoeste.

Dia 30 – Sábado

7h30 – Distribuição de dez mil mudas de árvores frutíferas, no sistema drive thru, no Paço Municipal.

Fonte: Correio do Estado

Postagem Anterior Próxima Postagem