Geralmente os cabelos podem sofrer com diversos problemas e acabar com aspecto opaco e seco, e isso pode indicar a falta de alguns nutrientes no organismo.
Segundo o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, nossos cabelos são considerados hastes proteicas e, por isso, tem algumas particularidades. Por isso, são necessários alguns cuidados além dos produtos de beleza que podem influenciar a aparência.
É imprescindível adotar uma dieta que abranja nutrientes essenciais para ter cabelos mais bonitos, sedosos e saudáveis. Assim, incluir de maneira equilibrada aminoácidos, vitaminas e sais minerais vai mantê-los saudáveis.
Veja quais os principais elementos para um cabelo mais saudável
A seguir, veremos alguns nutrientes importantes que ajudam a deixar a saúde do seu cabelo em dia e sua aparência impecável. Veja em detalhes quais são!
1. Ferro
O ferro é um dos mais importantes nutrientes para manter os cabelos saudáveis. A deficiência dele no organismo impacta não somente os cabelos, resultando na queda, mas também pode gerar outros problemas
2. Zinco
Este é um dos principais elementos relacionados ao crescimento dos cabelos e das unhas, sua presença em quantidades corretas no organismo consegue potencializar esse processo de maneira incrível.
3. Vitamina B8
Ela ajuda a manter a pigmentação dos fios e ainda a evitar sua queda. Dessa forma, impede a perda capilar não somente na cabeça, mas em demais áreas do corpo.
4. Betacaroteno
Entre os nutrientes importantes, esse é um dos que se destaca, pois sua presença contribui para combater os processos inflamatórios do organismo. Assim, alivia a irritação e a coceira do couro cabeludo.
Em sua grande maioria, tais nutrientes podem ser encontrados em carnes, peixes, ovos e outros tipos de alimentos. É necessário ingeri-los em uma dieta balanceada para manter os fios saudáveis e sempre com o melhor aspecto possível.
Como consumir esses nutrientes importantes no dia a dia
Primeiramente, é indicada a visita ao seu médico e nutricionista para realizar os exames relacionados à presença desses componentes no corpo.
No caso de deficiência ou excesso deles, uma dieta equilibrada e, talvez, a suplementação sejam necessárias para obter os efeitos positivos nos fios.
Além disso, tais nutrientes podem ter influência não somente nos cabelos, mas ainda em aspectos como sua disposição e saúde geral. Por isso, é recomendado o acompanhamento junto a um profissional para entender quais suas necessidades.
Fonte: Escola Educação



.gif)