Estes três hábitos simples podem te deixar mais feliz

Veja quais atividades contribuem para desenvolver alegria duradoura

Cuidados simples podem contribuir para a felicidade — Foto: Westend61/Getty Images

Comer um lanche gostoso ou comprar uma peça de roupa desejada há muito tempo pode trazer uma alegria instantânea. Mas até que ponto essas atividades produzem sentimentos duradouros, que tornam a vida mais gratificante?

O coach de liderança Marcel Schwantes escreve para o Inc. que ficar mais velho o fez rever a forma como enxerga a felicidade. Ele deixou de lado a busca por momentos de alegria instantânea e passou a ficar mais próximo da felicidade por meio de três hábitos diários.

Ele listou três hábitos simples que podem ajudar quem está em busca da felicidade. Confira:

1. Cuide da sua mente e do seu corpo

Faça exercícios e descanse. Lembrar de incluir atividade física e relaxamento na rotina contribui para diminuir a ansiedade e o estresse.

Chamada de guru do sono Arianna Huffington, fundadora da Thrive Global, diz que dormir te deixa mais próximo do sucesso: “Quando tenho oito horas de sono, sinto-me pronta para lidar com qualquer coisa durante o dia sem estresse e sem pagar um preço alto em termos de minha saúde e de meu bem-estar mental”, relata.

Enquanto isso, momentos de descontração e relaxamento — baseados na brincadeira contribuem para pensamentos mais criativos e ligados à inovação. “Fomos projetados pela natureza para florescer através da brincadeira”, é o que diz Stuart Brown, autor do livro Play: How it Shapes the Brain, Opens the Imagination, and Invigorates the Soul (em tradução livre, Brincar: Como Essa Atividade Molda o Cérebro, Abre a Imaginação e Revigora a Alma).

2. Valorize a inatividade

Acordar e checar as notificações do celular é um hábito comum, mas a necessidade de estar sempre conectado está fazendo com que nossos cérebros percam o foco. O descanso é essencial para que o cérebro continue produtivo ao longo do dia.

Além de uma boa noite de sono, há estudos que mostram que fazer pausas a cada 80 ou 120 minutos acalmam a atividade cerebral. Schwantes sugere atividades de dez minutos que ajudam a manter o cérebro saudável.
  • Praticar meditação consciente
  • Escutar música
  • Ter conversas positivas com amigos
  • Fazer caminhadas curtas
“Executivos estão começando a criar intervalos de tempo específicos, em que reuniões são proibidas. É um momento reservado para pensamentos ininterruptos e focados”, escreve Schwantes.

3. Pratique o amor

O sentimento de amor muitas vezes fica de fora do contexto empresarial. Mas ele pode ser útil para tornar os ambientes mais receptivos e contribuir para momentos de alegria.

Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review mostrou que o sentimento de importância no trabalho ajuda as pessoas a se manterem engajadas. Como a atividade no emprego ocupa a maior parte do seu dia acordado, sentir que está contribuindo para algo maior é essencial, segundo Schwantes.

Para aqueles que ainda não encontraram seu caminho profissional, a sugestão é buscar conselhos com quem já conseguiu.

Fonte: Revista PEGN

Postagem Anterior Próxima Postagem