Veja quais atividades contribuem para desenvolver alegria duradoura
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba41d7b1ff5f48b28d3c5f84f30a06af/internal_photos/bs/2023/o/N/M7qJrsSB2ocZJ5AkZ0nA/gettyimages-1125578369.jpg)
Comer um lanche gostoso ou comprar uma peça de roupa desejada há muito tempo pode trazer uma alegria instantânea. Mas até que ponto essas atividades produzem sentimentos duradouros, que tornam a vida mais gratificante?
O coach de liderança Marcel Schwantes escreve para o Inc. que ficar mais velho o fez rever a forma como enxerga a felicidade. Ele deixou de lado a busca por momentos de alegria instantânea e passou a ficar mais próximo da felicidade por meio de três hábitos diários.
Ele listou três hábitos simples que podem ajudar quem está em busca da felicidade. Confira:
1. Cuide da sua mente e do seu corpo
Faça exercícios e descanse. Lembrar de incluir atividade física e relaxamento na rotina contribui para diminuir a ansiedade e o estresse.
Chamada de guru do sono Arianna Huffington, fundadora da Thrive Global, diz que dormir te deixa mais próximo do sucesso: “Quando tenho oito horas de sono, sinto-me pronta para lidar com qualquer coisa durante o dia sem estresse e sem pagar um preço alto em termos de minha saúde e de meu bem-estar mental”, relata.
Enquanto isso, momentos de descontração e relaxamento — baseados na brincadeira contribuem para pensamentos mais criativos e ligados à inovação. “Fomos projetados pela natureza para florescer através da brincadeira”, é o que diz Stuart Brown, autor do livro Play: How it Shapes the Brain, Opens the Imagination, and Invigorates the Soul (em tradução livre, Brincar: Como Essa Atividade Molda o Cérebro, Abre a Imaginação e Revigora a Alma).
2. Valorize a inatividade
Acordar e checar as notificações do celular é um hábito comum, mas a necessidade de estar sempre conectado está fazendo com que nossos cérebros percam o foco. O descanso é essencial para que o cérebro continue produtivo ao longo do dia.
Além de uma boa noite de sono, há estudos que mostram que fazer pausas a cada 80 ou 120 minutos acalmam a atividade cerebral. Schwantes sugere atividades de dez minutos que ajudam a manter o cérebro saudável.
- Praticar meditação consciente
- Escutar música
- Ter conversas positivas com amigos
- Fazer caminhadas curtas
“Executivos estão começando a criar intervalos de tempo específicos, em que reuniões são proibidas. É um momento reservado para pensamentos ininterruptos e focados”, escreve Schwantes.
3. Pratique o amor
O sentimento de amor muitas vezes fica de fora do contexto empresarial. Mas ele pode ser útil para tornar os ambientes mais receptivos e contribuir para momentos de alegria.
Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review mostrou que o sentimento de importância no trabalho ajuda as pessoas a se manterem engajadas. Como a atividade no emprego ocupa a maior parte do seu dia acordado, sentir que está contribuindo para algo maior é essencial, segundo Schwantes.
Para aqueles que ainda não encontraram seu caminho profissional, a sugestão é buscar conselhos com quem já conseguiu.
Fonte: Revista PEGN