Homem morre após baleia atingir barco


Uma outra pessoa que estava na embarcação ficou ferida e precisou ser hospitalizada. Mortes humanas provocadas por baleias são raras.

ARQUIVO: Um pessoa nada próxima de uma Baleia Franca nas águas da praia Warriewood em Sydney, Austrália — Foto: Rob Griffith/AP

Um homem morreu e outro ficou ferido depois que uma baleia atingiu um barco que estava em uma expedição de pesca na costa da Austrália. As informações foram divulgadas pelas autoridades locais na sexta-feira (29).

De acordo com a polícia, o homem que morreu chegou a ser socorrido na costa de Sydney, mas não resistiu. Já a outra vítima foi encaminhada ao hospital com estado de saúde estável.

“Uma baleia esteve envolvida, quem quer que tenha pensado que isso teria ocorrido, é terrivelmente trágico”, disse a ministra da Polícia de Nova Gales do Sul, Yasmin Catley.

O ministro estadual dos Serviços de Emergência, Jihad Dib, disse que o ocorrido foi “um acidente absolutamente estranho”.

A embarcação virou após ser atingida pela baleia.

A extensa costa da Austrália abriga 10 espécies grandes e 20 espécies menores de baleias. Embora as mortes humanas causadas por baleias na região sejam raras, a Austrália e a Nova Zelândia são pontos críticos para encalhes em massa de espécies do tipo nas praias.

Em junho, oito dinamarqueses foram resgatados após um veleiro virar no Oceano Pacífico por causa de uma colisão com uma ou duas baleias.

Grupo de baleias-piloto encalhada na costa da Austrália em 26 de julho de 2023 — Foto: WA Department of Biodiversity, Conservation and Attractions / AFP


Fonte: G1





Postagem Anterior Próxima Postagem