Tubarão-tigre é pescado em praia no Norte do ES; veja vídeo

Segundo Secretaria Municipal de Meio Ambiente, espécie pode ser avistada na Foz do Rio Doce, que faz parte do Banco de Abrolhos

Um vídeo surpreendente que tem circulado pelas redes sociais desde a manhã da sexta-feira (8) tem chamado a atenção de muitos internautas. Nele, é possível observar três homens carregando um tubarão, que havia sido pescado por eles, em uma amarração. Devido ao tamanho do animal, outro homem, que fazia a gravação, chega a questionar o peso da espécie.

Segundo apurações da reportagem da TV Gazeta Norte, o animal foi pescado na praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares, Norte do Espírito Santo. Trata-se de um tubarão-tigre, espécie comum em áreas costeiras.

Em nota à TV Gazeta Norte, a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares informou que não foi acionada por moradores nem pela associação de pescadores do local. Contudo, a pasta explicou à reportagem que, habitualmente, a espécie pode ser avistada na Foz do Rio Doce, na região que engloba os municípios de São Mateus e Linhares, que faz parte do Banco de Abrolhos — extensão da Plataforma Continental que abriga uma das formações de recifes mais importantes do Oceano Atlântico.

Uma das explicações para o local ser um paraíso marinho é o fato de ser uma região de passagem da água doce para a salgada, o que faz com que tenha uma riqueza muito grande de nutrientes que atraem os mais variados tipos de espécies

A secretaria ainda explicou que a maioria dos casos de aparições de tubarões na costa do Espírito Santo está relacionada às capturas acidentais, por meio das redes de pesca.

"Essa captura tem relação com a época migratória desses animais, da fartura ou da falta de alimentos. Nesse último caso, eles se aproximam das redes de pesca para se alimentar dos peixes e acabam ficando presos. Também há situações em que esses animais podem estar debilitados", informou.

A secretaria também fez um alerta aos pescadores e surfistas, que geralmente estão próximos às zonas de risco. "Aos surfistas, é recomendado evitar surfar em áreas próximas aos barcos com redes de pesca", concluiu.

Pelos relatos, a captura foi acidental. Procurada pela reportagem de A Gazeta, a secretaria informou que "a pesca direcionada para tubarões não é permitida no Brasil e é monitorada pelo Ibama".

Fonte: A Gazeta

Postagem Anterior Próxima Postagem